Terça-Feira, 31 de dezembro de 2024

Postado às 09h30 | 23 Set 2024 | redação Chances do Timão ficar na Série A sobem para 64%; de Bota ser campeão, para 54%

Crédito da foto: Reprodução Luiz Henrique quando foi apresentado pelo Botafogo

Por Redação do ge

Os triunfos em casa de Corinthians, Grêmio e Vitória na 27ª rodada ajudaram essas equipes a aumentarem consideravelmente suas chances de permanecerem na Série A em 2025. Também como mandantes, o Fluminense perdeu, e o Cuiabá e o Criciúma só empataram, se complicando um pouco mais na luta para se afastarem do Z4 que leva para a Série B.

Ao fim da rodada passada, o Corinthians tinha potencial de 52% de continuar na Série A no ano que vem e ao derrotar o Atlético-GO tem agora 64%. O Vitória terminou a rodada #26 com 44% de chances de se manter na Série A e ao derrotar o Juventude elevou essa marca para 56%. O Grêmio, que derrotou o Flamengo, tinha probabilidade de 87% de acabar o Brasileirão fora do Z4 e agora tem 93%.

 — Foto: Info esporte

— Foto: Info esporte

Fluminense perdeu no Maracanã para o líder Botafogo, nos acréscimos do jogo, e com isso suas chances de permanecer na Série A que eram de 63% foram diminuídas para 54%. O Criciúma empatou em casa com o Athletico-PR e suas chances, que eram de 63%, diminuíram para 59%.

Foi pior para Cuiabá e Atlético-GO: derrotado pelo Corinthians, o último colocado Atlético-GO viu suas chances de seguir na elite nacionoal minguarem de 3,5% para 1,7%. O Cuiabá empatou em 0 a 0 com o Cruzeiro, e suas chances de seguir na Série A diminuíram de 30% para 22%.

As chances são determinadas por modelos estatísticos aplicados pelo economista Bruno Imaizumi sobre microdados coletados pela equipe do Espião Estatístico desde 2013. Foram analisadas as características de 109.467 finalizações e resultados de 4.442 jogos de Campeonatos Brasileiros que servem de parâmetro para medir a produtividade atual das equipes no ataque e na defesa a partir da métrica de expectativa de gol (xG), consolidada internacionalmente.

Por exemplo, se uma equipe com desempenhos ofensivos e defensivos apenas medianos será visitante no segundo turno contra adversários que estejam com as melhores performances mandantes, as chances desse visitante vencer são menores do que de um time eficiente e de alta produtividade ofensiva que tem agendados confrontos contra adversários que, neste momento, estejam com os piores desempenhos caseiros.

+ Confira a tabela completa da Série A

Porém, conforme novos jogos são disputados, os potenciais futuros mudam, rodada a rodada. Essas são algumas possibilidades que explicam o fato de as chances não acompanharem exatamente as posições atuais da tabela de classificação: os potenciais futuros são diferentes dos resultados já conhecidos, entre outros motivos, devido à inversão de mandos no returno.

Os dados ajudam a calcular o potencial que cada equipe tem para vencer os jogos restantes, considerando mando de campo e outras características ao fazer 10 mil simulações para cada partida a ser disputada, o que resulta nos percentuais do quadro abaixo.

 

Chances de título

Botafogo teve a seu favor dois pontos muito importantes na rodada: derrotou como visitante o Fluminense e, com isso, os adversários têm uma rodada a menos para tentarem lhe tirar a liderança e o título do Brasileirão. A probabilidade de o Botafogo ser campeão aumentou de 52% para 54%.

 — Foto: Info esporte

— Foto: Info esporte

Palmeiras derrotou o Vasco e fez suas chances de ficar com o título subirem de 27% para 33%. O Fortaleza goleou o Bahia em casa e manteve estável seu potencial de título: 9,9% enquanto ao fim da rodada passada era de 9,8%.

Com a derrota para o Grêmio, as chances de título do Flamengo que estavam em 6,6% após a rodada 26 agora caíram para apenas 1,3%.

Veja o ranking completo clicando AQUI

Tags:

Flamengo
Botafogo
Corinthians
Brasileirão

voltar