Quinta-Feira, 26 de dezembro de 2024

Postado às 15h45 | 01 Nov 2024 | redação Dorival explica ausência de Neymar em convocação da Seleção: "Teve poucos minutos"

Crédito da foto: Reprodução Neymar em ação pelo Al Hilal contra o Al Riyadh

Por Martín Fernandez  - ge

Embora esteja recuperado da cirurgia no joelho esquerdo, que o afastou dos gramados por mais de um ano, Neymar não esteve na convocação da seleção brasileira para as partidas contra Venezuela e Uruguai, nos dias 14 e 19 de novembro.

Dorival Júnior explicou a ausência de Neymar e projetou o retorno do craque na próxima data Fifa, em março de 2025, quando o Brasil enfrentará Colômbia e Argentina.

– Todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo – comentou o técnico, que ainda completou:

– Temos que respeitar o processo do clube. Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar.

 

Veja a lista de convocados para a seleção brasileira:

Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Eder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)

Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)

Atacantes: Estêvão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vinicius Junior (Real Madrid)

Neymar voltou aos gramados no último dia 21, na vitória por 5 a 4 do time comandado por Jorge Jesus sobre o Al Ain na Champions da Ásia. O brasileiro entrou aos 32 do segundo tempo e jogou cerca de 27 minutos contando os acréscimos.

A expulsão de um jogador do Hilal logo após sua entrada, no entanto, acabou condicionando a participação do craque em um momento em que o time se preocupava mais em se defender contra o rival que o eliminou na mesma competição no ano passado. Todos esses fatores entraram no debate entre comissão técnica e o estafe de Neymar para decidir adiar para 2025 a convocação.

As vitórias da Seleção em outubro, contra Chile e Peru, que fizeram com que a situação ficasse mais confortável na tabela de classificação das eliminatórias também pesaram para diminuir a sensação de urgência para o retorno. Além disso, há toda programação em conjunto com o Al Hilal para que Neymar atinja sua melhor forma física a partir de janeiro, quando estará apto a disputar todas as competições.

O atacante não está inscrito no Campeonato Árabe, podendo disputar neste fim de 2024 somente a Liga dos Campeões da Ásia. Ele será incluído na competição nacional a partir de 2025.

Tags:

Neymar
Brasil
seleção

voltar