Por Ana Canhedo — ge
Neymar está a duas assinaturas de retornar ao Santos: o craque vive uma semana decisiva para rescindir seu vínculo com o Al-Hilal, firmar contrato com o Peixe e voltar para casa por seis meses. Mas, afinal, por que o jogador escolheu o Alvinegro para a sequência da carreira?
Abaixo, o ge destrincha os motivos que fizeram o jogador dar sinal verde ao Santos, com quem está acertado. A ideia é que o jogador chegue ao clube até o fim de janeiro e possa jogar o Campeonato Paulista o quanto antes com seus novos companheiros.
Carinho e retomada
Embora o Santos não dispute competições continentais em 2025, Neymar entende que no clube poderá reencontrar a "alegria" de jogar futebol, com o carinho que precisa para retomar a boa condição física, perdida após grave lesão no joelho. Em seis meses, jogará em três campeonatos: Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão, tratado como o ídolo que é no Alvinegro e com a certeza de ser usado.
O Al-Hilal já avisou ao jogador que não irá inscrevê-lo no Campeonato Saudita porque, para isso, precisaria tirar um de seus estrangeiros da lista. A decisão deu convicção ao estafe do jogador de que era hora de buscar novos (ou velhos) ares.
Olho na seleção brasileira
Desde sua lesão no joelho, em outubro de 2023, Neymar não vestiu mais a camisa da Seleção. Retomar a boa condição física é quase que um quesito obrigatório para o jogador voltar a brilhar pelo Brasil o quanto antes. Por isso, ter sequência é tão importante para o astro nesse momento.
Algo que o Al-Hilal, justamente, não iria oferecer, jogando apenas a Liga dos Campeões da Ásia e o Mundial de Clubes. Em março, o Brasil tem dois jogos para fazer pelas Eliminatórias, e a ideia é que Neymar esteja na convocação de Dorival Jr.
Além disso, no ano que vem, haverá a Copa do Mundo. O acordo inicial com o Peixe é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais um ano, tempo suficiente para disputar o Mundial como jogador do Santos. Isso será definido conforme o avanço do "projeto".
Soma-se a isso reencontrar o carinho da torcida que tanto o ama. Nas vezes em que esteve na Vila Belmiro recentemente, Neymar foi festejado por todos, ansiosos por seu retorno. E, desde o ano passado, vem retribuindo o carinho com constantes atos e postagens de amor ao Peixe.
Dono de seu futuro
Outro ponto importante no acordo entre Santos e Neymar é que o jogador será dono de seu futuro. Isto é, se o cenário for favorável após os meses iniciais no Brasil, há a possibilidade que seja costurado um acordo ainda maior com o Alvinegro, ficando até a disputa da Copa do Mundo em junho de 2026.
Caso o retorno não saia como o esperado, o atacante poderá tomar a decisão que quiser dali em diante, sem vínculo com o Santos e sem vínculo com o Al-Hilal. Naturalmente, a diretoria alvinegra trabalhará para que a renovação aconteça.
Tags: