Depois de oficializar as chegadas do argentino Benjamin Garré e do português Nuno Moreira, o Vasco anunciou a contratação do ponta Loide Augusto, que estava no Alanyaspor, da Turquia. O jogador de 25 anos desembarcou no Rio de Janeiro nesta quinta-feira para assinar com o time carioca um contrato válido por três anos, ou seja, até dezembro de 2027.
Para contar com o atacante, o Vasco pagará 1,5 milhão de euros (cerca de R$ 8,5 milhões, na cotação atual) fixos ao clube turco, mas o valor pode chegar a 2,5 milhões de euros (R$ 14,2 milhões) com as metas de desempenho estipuladas no contrato.
Loide Augusto é o oitavo reforço anunciado pelo Vasco para a atual temporada. Antes, a equipe já havia fechado as contratações de Daniel Fuzato, Lucas Freitas, Lucas Oliveira, Tchê Tchê, Maurício Lemos, Nuno Moreira e Garré.
Nascido em Luanda, capital da Angola, o jogador começou a jogar futebol em sua cidade natal, em escolinhas. Aos 18 anos, foi para Portugal e desenvolveu seu futebol nas categorias de base do Sporting, por onde passou pelo sub-19 e sub-23. Ele também jogou na base do Farense, do mesmo país.
No profissional, teve passagens nas duas equipes — no Sporting, no time B — e depois foi para o Mafra, ainda em Portugal. Em 2023, Loide Augusto aceitou um novo desafio na Turquia, jogando pelo Alanyaspor. Nas quase duas temporadas que disputou pela equipe turca, entrou em campo em 48 oportunidades, com cinco gols marcados e seis assistências.
O bom desempenho nos times europeus chamou a atenção da comissão técnica da seleção da Angola, e Loide Augusto disputou sua primeira partida aos 21 anos, nas eliminatórias para Copa Africana das Nações de 2021. No total, ele tem sete partidas oficiais, incluindo amistosos, eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022 e Copa Africana das Nações, com um gol marcado.
Tags: