Sábado, 17 de maio de 2025

Postado às 15h00 | 16 Mai 2025 | redação Potencial candidato à presidência da CBF reitera: "Precisamos de estabilidade"

Crédito da foto: Ivonisio Lacerda Júnior/ge.globo Samir Xaud, de Roraima, é um dos cotados para concorrer à presidência da CBF

Por Ivonisio Lacerda Júnior — ge

Potencial candidato às eleições para presidente da CBF, Samir Xaud, de Roraima, reiterou o pedido por renovação. Aos 41 anos, ele foi eleito e será o segundo mandatário mais novo nas federações do Brasil, atrás apenas de Felipe Feijó, de Alagoas, com 33. Ao ge, o dirigente espera que a entidade máxima do futebol brasileiro aproveite a destituição de Ednaldo Rodrigues para uma reforma.

– Sou signatário do “Manifesto pela estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro”, ao lado de colegas de outras 18 federações, e o que tenho para dizer no momento está naquele importante documento – disse Samir.

“Em resumo, é urgente uma renovação de práticas, de ideias e de lideranças no futebol brasileiro”, declarou.

Os próximos dias serão movimentados na política da CBF. Nomeado interventor, Fernando Sarney disse ao ge que quer acelerar o processo eleitoral da entidade. Destituído, Ednaldo Rodrigues tenta, no STF, voltar ao cargo.

A pressão por renovação coloca Samir Xaud como potencial candidato e bem cotado nas possíveis eleições para novo presidente da CBF. O dirigente roraimense não quis comentar sobre sua posição, mas reafirmou que espera mudanças.

– Estamos a 13 meses da próxima Copa do Mundo masculina e a quase dois anos da Copa do Mundo feminina, que será realizada no Brasil. Precisamos de estabilidade, de profissionalismo e transparência. Quanto aos próximos passos, teremos pela frente um processo democrático e o cenário segue aberto para todos aqueles que queiram contribuir com o esporte que tanto amamos.

 

Quem é Samir Xaud?

Samir Xaud foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol no início deste ano. Seu mandato começa a partir de 2027. Ele é filho de Zeca Xaud, que cumpre mandato até 2026, no ano em que completará 40 anos à frente do futebol roraimense. Aos 80 anos de idade, Zeca participou e presidiu a eleição.

Samir de Araújo Xaud tem 41 anos de idade e nasceu em Boa Vista. Ele é casado e médico especialista em infectologia e medicina esportiva. Samir é empresário proprietário de um centro de treinamento que oferta diversas atividades voltadas à vida fitness, bem-estar e saúde.

Samir tentou por duas oportunidades a vida pública através da política. Em 2018, foi candidato a deputado estadual pelo PV e recebeu 2.069 votos. Nas Eleições 2022, o médico infectologista foi candidato a deputado federal pelo MDB e recebeu 4.816 votos.

Tags:

CBF
futebol
Brasil

voltar