A partida entre França e Austrália na manhã deste sábado, 16, no horário de Brasília, entrou para a história como o primeiro jogo a utilizar o árbitro de vídeo para auxiliar o juiz do confronto em um lance polêmico. Os franceses venceram os australianos pelo placar de 2 a 1. O duelo foi válido pela primeira rodada do Grupo C e disputado na Arena Kazan, em Kazan.
Os dois gols dos europeus tiveram intervenção direta da tecnologia. O primeiro gol da França teve peso histórico. Foi o primeiro lance em um Mundial decidido pelo uso do VAR, recurso de auxílio à arbitragem com vídeo.
Aos 10 minutos do segundo tempo, o árbitro uruguaio Andrés Cunha foi consultar a TV para ver se foi pênalti em Griezmann. Ele deixou o lance seguir na disputa do atacante francês e do atleta australiano, mas ao verificar a jogada mudou a decisão e marcou pênalti. Griezmann cobrou e abriu o placar.
Quatro minutos depois outro lance polêmico, desta vez, em favor da Austrália. O zagueiro Umtiti meteu a bola na mão após cruzamento de Mooy. Inicialmente, Andrés Cunha não assinalou a penalidade, mas com a reclamação dos australianos, alguns segundos depois ele marcou a falta dentro da área. Jedinak bateu e deixou tudo igual.
O segundo gol da França também teve auxílio da tecnologia. Pogba tabelou com Mbappé e depois com Giroud. Ele disputou a bola com Behich e, no bate e rebate, ela espirrou e entrou por cobertura. A validação do tento só foi possível por conta da tecnologia da linha do gol.
Com o resultado, a França soma três pontos na chave. Ainda neste sábado jogam Dinamarca e Peru. A partida ocorre em Saransk, às 13h, pelo horário de Brasília.
A segunda rodada do Grupo C será disputada na quinta-feira. A Austrália encara a Dinamarca às 9h (de Brasília) em Samara. Já a França pega o Peru em Ecaterimburgo, às 12h.
Tags: