O Conselho da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) decidiu implementar o sistema de árbitro de vídeo (VAR) em todas as partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar de 2022. A informação foi divulgada pela entidade na noite desta sexta-feira, 14.
"Este sistema constitui um avanço importante na implementação da tecnologia aplicada ao futebol, com o objetivo de detectar erros claros e óbvios que podem modificar o resultado de uma partida", afirmou um comunicado divulgado pela Conmebol.
Ele ressaltou que todas as despesas com passagens, hospedagem e arbitragem serão cobertas pela Fifa. “Os custos da operação do VAR e a tecnologia para os 90 jogos serão arcados pela Conmebol”, diz o comunicado.
Será a primeira vez que as eliminatórias contarão com o recurso. A Conmebol usa o vídeo desde a semifinal da Libertadores de 2017. Atualmente, tem o VAR em toda a fase de mata-mata do torneio continental e a partir das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
A rodada inicial das eliminatórias será disputada no dia 26 de março. O Brasil faz seus dois primeiros jogos contra a Bolívia, no Recife, e depois visita o Peru, no dia 31.
O calendário das Eliminatórias Sul-Americanas conta com 18 rodadas, cada uma com cinco partidas entre as dez seleções participantes. O início está programado para março de 2020, e o término para novembro de 2021.
As quatro melhores seleções na classificação conseguirão vaga direta à Copa do Mundo, que será disputada no Catar. A quinta colocada disputará uma repescagem nos primeiros meses de 2022. A Copa do Mundo no Catar será disputada de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.
Tags: