JORNAL DE FATO
Dos oito clubes que estavam disputando o Campeonato Potiguar 2020, apenas três têm um planejamento para enfrentar a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19): ABC e América, de Natal, e o Globo, de Ceará-Mirim. Os outros dois clubes da capital, Santa Cruz e Força e Luz, são uma incógnita, porém, é possível que sobrevivam porque não têm grande estrutura para manter.
O Palmeira de Goianinha, cidade da região metropolitana de Natal, não tem muito a perder, uma vez que o seu rebaixamento para a segunda divisão já estava praticamente definida. Ademais, o Palmeira não tinha outras competições para disputar neste ano.
No interior, a situação é mais grave. O Assú já acusou o golpe e a sua diretoria anunciou que dificilmente retornará em 2020, mesmo que o Campeonato Estadual ainda não tenha sido concluído. O clube sugere que a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) encontre melhor solução, olhando com prioridade para os times de menor poder financeiro. A diretoria chegou a sugerir o encerramento do Estadual, embora essa possibilidade seja de difícil aplicação, uma vez que ABC e América disputam o título e não abrem mão dessa condição.
O Potiguar de Mossoró tem situação bastante delicada. O clube não tem dinheiro para honrar os seus compromissos e a pouca receita, que vinha da bilheteria, acabou com a suspensão dos jogos. O presidente Benjamin Machado apoia a proposta do Assú, no entanto, sabe que será difícil ser acatada pelo Conselho Arbitral da FNF.
A diretoria alvirrubra liberou todo o elenco no primeiro dia da quarentena e não sabe se chamará de volta para concluir a sua participação no Campeonato Estadual. O Potiguar, se voltar, cumprirá apenas a tabela de jogos, uma vez que não tem chances de título ou de classificação para a Copa do Brasil 2021.
O presidente da FNF, José Vanildo, ainda não adotou medida sobre restante do Campeonato Estadual. Ele entende que ainda não é o momento, já que os clubes suspenderam as suas atividades.
CLASSIFICAÇÃO
O ABC foi o campeão da Copa Cidade do Natal, que equivale o primeiro turno do Campeonato Estadual. Com isso, garantiu a sua participação na final da competição e assegurou vagas nas copas do Nordeste e do Brasil 2021.
Já a Copa RN, segundo turno do Estadual, foi paralisada na quinta rodada, com o ABC na liderança, com nove pontos. Em segundo, também com o mesmo número de pontos, o Globo. América vem em terceiro, com sete pontos, mas com dois jogos a menos que o Globo. Na sequência, vem Assú em quarto, com seis pontos; Santa Cruz em quinto, com cinco pontos; Força e Luz em sexto, também com cinco pontos; Potiguar na vice-lanterna, com quatro pontos; e Palmeira em último lugar, com apenas um ponto.
Tags: