Rio – Flamengo e Bangu se enfrentam nesta quinta-feira, 18, em duelo que marca o retorno do Campeonato Carioca após pouco mais de três meses de paralisação do Estadual por causa da pandemia da Covid-19. A partida será realizada no estádio do Maracanã, começando às 21h.
Será o primeiro campeonato no país a retornar, e essa volta mesmo durante à pandemia recebe cuidados especiais de segurança para evitar a transmissão do vírus. Entre outras recomendações, o protocolo médico proíbe a participação de crianças e mascotes, e não haverá foto oficial antes da partida e nem o tradicional cumprimento com aperto de mãos entre jogadores e equipe de arbitragem.
O uso de máscaras é obrigatório para todos os que se encontram entre suplentes e comissão técnica.
E ainda não será permitido beijar a bola, abraçar e cumprimentar atletas do mesmo time e/ou time adversário, reuniões em grupo e outras aglomerações que não inerente as do jogo. Também não será permitida comemoração de gol com aglomeração de jogadores e comissão técnica, ou toques de mãos.
A tendência é que o presidente da República Jair Bolsonaro compareça ao Maracanã para assistir ao jogo, embora a partida seja realizada com portões fechados.
O retorno ao Campeonato Carioca foi definido na última terça-feira, durante um Arbitral promovido pela Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ), que contou com a participação de todos os clubes. No entanto, Botafogo e Fluminense que são contrários ao retorno discordam ter de jogar na próxima semana, podendo assim a competição ser paralisada pela justiça, caso o clima de discórdia perdure.
O elenco do Flamengo voltou às atividades há um mês e tem aproximadamente 10 dias que realiza treinamentos coletivos. Por esse tempo, também o Bangu.
O zagueiro rubro-negro Rodrigo Caio evitou polêmica em relação às críticas de quem considera o retorno ao futebol precipitado num momento em que o número de mortos e contaminados por Covid-19 continua alto. Para ele, estas questões precisam ser respondidas pelas autoridades e pela Ferj.
“Podemos fazer nossas atividades com a maior segurança possível. Não cabe a nós, jogadores, dizer o porquê de marcar os jogos ou não. Acho que isso foge algo do nosso controle. A gente procura somente trabalhar e fazer nosso melhor. É um assunto delicado falar sobre tudo isso. O mais importante é que criamos um ambiente de total segurança no Ninho”, afirmou o zagueiro.
O Flamengo é o campeão da Taça Guanabara e também lidera o Grupo A da Taça Rio com nove pontos. Já o Bangu aparece na terceira posição com três pontos e precisa da vitória para não ver o próprio Fla e o Boavista, segundo colocado, disparar na frente. O Boavista joga nesta sexta-feira, 19, diante da Portuguesa.
FICHA TÉCNICA
Local – Maracanã
Hora – 21h
Juiz – Wagner do Nascimento Magalhães
FLAMENGO – Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Bruno Henrique e Gabigol. Tec. Jorge Jesus
BANGU – Matheus Inácio; Juliano, Michel, Rodrigo Lobão e Dieyson; Felipe Dias, Josiel e Juan Felipe; Octávio, Rocha e Jairinho. Tec. Eduardo Allax
Tags: