Por Marcos Santos - Repórter do JORNAL DE FATO
Com a eliminação do América de Natal nas quartas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, o futebol potiguar vai passar mais uma temporada encarando os campos esburacados, viagens longas, enfim, todos os dissabores dessa última divisão do futebol nacional.
Havia possibilidade de o Rio Grande do Norte emplacar um clube na Série C, mas essa chance caiu por terra neste domingo, 10, quando do empate do América com o Floresta/CE por 1x1, insuficiente para o time natalense ascender de divisão.
Antes, ABC e Globo haviam “derrapado” na fase mata-mata, e o Potiguar sequer passou da fase de grupos.
Em termos de representação regional, o futebol do Rio Grande do Norte passou a ser o pior do Nordeste. Além de não ter emplacado nenhum clube na Série C, o futebol do RN foi ultrapassado pelo Piauí que, no fim de semana comemorou a classificação do Altos/PI para a “Terceirona”.
Por muito tempo, o RN esteve à frente do Piauí em representação por competição nacional, mas agora infelizmente o panorama mudou.
Em todos os estados nordestinos há um clube se não for na divisão A, é na B ou C e, somente o Rio Grande do Norte não ocupa essa faixa.
O declínio não é de hoje. Recentemente, o futebol estadual perdeu a terceira vaga na Copa do Brasil devido à queda no ranking por parte da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF). Os times indo mal, caindo de divisão, não se recuperando rápido, levam junto à FNF.
NADA A DECLARAR
Depois do empate com o Floresta, ninguém do América apareceu para dar entrevista. A assessoria de imprensa emitiu um comunicado após o jogo. “A pedido da comissão técnica, infelizmente não haverá entrevista coletiva”, informou.
Nesta semana, a diretoria decidirá a permanência ou não do técnico Paulinho Kobayashi, bem como o desligamento de alguns jogadores.
SONHO ADIADO
Com a eliminação, o América adiou mais uma vez o sonho do acesso. Há anos, o clube vem tentando, mas na hora H tem falhado. Em 2021, o time americano irá para sua quinta Série D consecutiva, amargando os dissabores da última divisão do futebol nacional.
Tags: