São Paulo – O Palmeiras está a um empate de comemorar o seu quarto título da Copa do Brasil. O time paulista enfrenta o Grêmio neste domingo, 7, às 18h, em São Paulo, na segunda partida da decisão do campeonato. O tricolor gaúcho precisa vencer por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis. Vitória por dois ou mais gols garante o título direto para a equipe de Porto Alegre. O campeão vai faturar um prêmio de R$ 54 milhões.
Campeão em 1998, 2012 e 2015, o Palmeiras abriu vantagem após vencer a primeira partida na Arena do Grêmio por 1 a 0. Após testes da Covid-19, todo o elenco alviverde teve resultado negativo e com isso o técnico Abel Ferreira tem força quase que total para o confronto que fecha a temporada 2020 do Palmeiras.
O volante Patrick de Paula também está liberado. Infectado com o novo coronavírus, o jogador cumpriu os 10 dias de isolamento e voltou a treinar com os demais atletas do elenco. O volante, no entanto, deve ficar no banco de reservas. O meio-campo será formado por Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga.
A única ausência do time é do zagueiro Luan, expulso em Porto Alegre. Ele será substituído por Alan Empereur. No mais, a escalação será a mesma da primeira partida.
O Palmeiras pode fechar a temporada com chave de ouro, após conquistar o Campeonato Paulista, título que não vinha desde 2008, e a Libertadores da América, algo que o clube havia conseguido apenas uma vez, em 1999.
O Grêmio é o segundo maior vencedor da Copa do Brasil, com cinco títulos - 1989, 1994, 1997, 2001 e 2016. Só fica atrás do Cruzeiro, que já conquistou a competição seis vezes. Além da chance de igualar o rival em número de conquistas, o título garante o Tricolor na fase de grupo da Libertadores da América 2021.
Como foi o sexto colocado no Brasileiro, o Grêmio tem vaga na competição sul-americana, mas na fase preliminar, o que aperta ainda mais o calendário. Como é o atual campeão da Libertadores, o Palmeiras já está na fase de grupos e se vencer também a Copa do Brasil, abre a vaga para o Fluminense, quinto colocado no Brasileiro.
Com contrato renovado até o fim de 2021, o técnico Renato Portaluppi deve fazer alterações na equipe titular. Precisando ganhar o jogo, o treinador pode optar pela entrada de Ferreira no ataque. O jogador entrou bem na primeira partida e tornou o time mais ofensivo e perigoso.
Outra mudança do treinador pode ser na lateral-direita. Victor Ferraz deve perder a posição para o jovem Vanderson. Machucado, o zagueiro Pedro Geromel segue de fora.
FICHA TÉCNICA
Local – Allianz Parque
Hora – 18h
Juiz - Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Alan Empereur e Matías Viña; Felipe Melo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Wesley, Rony e Luiz Adriano. Téc. Abel Ferreira
GRÊMIO
Paulo Victor; Victor Ferraz (Vanderson), Paulo Miranda, Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Alisson (Ferreira), Jean Pyerre e Pepê; Diego Souza. Téc. Renato Portaluppi
Tags: