Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 10h45 | 30 Mai 2021 | Redação ABC precisa só de um empate diante do Santa Cruz para conquistar turno

Crédito da foto: Arquivo ABC derrotou o América na penúltima rodada do segundo turno

Natal – De um lado o ABC, com 56 títulos estaduais e inúmeras conquistas de turnos ao longo do Campeonato Potiguar; do outro o Santa Cruz, clube que ingressou na divisão de elite do Estadual em 2016 e vai experimentar neste domingo, 30, pela primeira vez, o gosto de disputar uma final de turno. Mas é justamente devido a esse cartel que o alvinegro também vai entrar em campo com uma imensa responsabilidade sob os ombros, pois caso seja derrotado, correrá um sério risco de ficar com o calendário de 2022 bastante afetado, uma vez que pode ficar fora da disputa do Brasileirão. Na partida que tem o início previsto para as 16h, no Frasqueirão, os donos da casa ainda terão a vantagem do empate para levantar a taça.

Então, vencer hoje, conquistar a Copa RN e garantir presença na final do Campeonato Potiguar contra o Globo será uma marca histórica para a equipe do Santa Cruz, que guindado na história do clube fundado em 1934, pode marcar o maior feito do futebol tricolor. O técnico Renatinho Potiguar também terá a oportunidade de marcar definitivamente seu trabalho como representante da nova geração de técnicos e sonha alto.

"Não há muito segredo para fazer sucesso na carreira, a questão é Deus abençoar e a preparação que foi fundamental para iniciar nessa nova carreira. Tive muitas dificuldades no início, mas com humildade, simplicidade e trabalhando sério, dando meu melhor e colocando sempre Deus à frente de tudo a gente vai conseguindo atingir os nossos objetivos", destaca.

Embora os analistas costumem cravar que a questão psicológica geralmente pesa muito nos momentos decisivos e a parte de trabalhar a cabeça do atleta, que ele aponta como motivacional, não incomoda Renatinho. Ele acredita que a motivação já tem de fazer parte do dia a dia de um atleta de futebol, pois isso é uma exigência para que ele consiga desempenhar a própria carreira.

"Em toda minha carreira como jogador jamais necessitei de algo extra para me motivar. Então procuro passar isso para os atletas dos elencos em que trabalho. Já vi muita coisa dentro do futebol e acho que um jogador com pouca motivação, principalmente aqueles que iniciam em equipes consideradas pequenas, não vão atingir nada dentro do esporte. A cada treino tem de ser uma luta diária nessa profissão", destaca.

O Santa Cruz já escreveu o nome nas páginas que irão contar a história do futebol do RN, mas o treinador ressalta que o grupo quer mais. Para ele, o grupo não pode se conformar com o que já conquistou e terá sempre que buscar dar um passo a mais rumo à parte de cima do futebol.

No primeiro encontro entre os dois, onde a pressão estava toda do lado Alvinegro, que corria o risco de ser eliminado da disputa por uma vaga na final do segundo turno, o ABC promoveu um futebol de resultado e mesmo com alguns problemas na escalação, conseguiu deixar o campo com a vitória por 2 a 1. Agora, o técnico Moacir Júnior tem a seu favor a vantagem de atuar pelo empate, mas já disse que o Alvinegro terá uma postura diferente e que irá buscar a vitória desde o primeiro instante de jogo. Pesa contra o tricolor o fato de as duas derrotas sofridas no segundo turno terem sido justamente para os clubes de mais peso dentro do cenário local: ABC e América.

"Nossa casa é a nossa honra, se a gente não permitir, teremos mais um grande jogo. Temos um respeito enorme pelo que o Santa Cruz conseguiu realizar, pela dificuldade que eles impuseram ao nosso time nas duas partidas anteriores, onde vencemos com placares apertados e, agora, esperamos situação idêntica. Porém, sabendo que o nosso grupo está mais maduro, mais confiante e também ciente de que poderemos produzir mais daquilo que apresentamos nos dois encontros anteriores", disse.

 

FICHA TÉCNICA

Local – Frasqueirão, em Natal

Hora – 16h

Juiz – Zandick Gondim

ABC

Welligton, Bruno Souza, Vinícius Leandro, Helitão e Marcílio; Janderson (Vinícius Paulista), Valderrama e Alan Pedro; Claudinho, Wallyson e Levi. Téc. Moacir Júnior

Santa Cruz

Artur, Ketson, Gerson, Alexandre e Felipe; Indio, David Maranhão, Marquinhos Gabriel e Anthony; Alyson e Max. Téc. Renatinho Potiguar

Tags:

ABC
Santa Cruz
Natal
Frasqueirão
Campeonato Potiguar 2021
futebol

voltar