Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 08h30 | 25 Ago 2021 | Univap e voluntários trabalham para erguer o futebol de Apodi

Crédito da foto: Foto: reprodução Telecab de Apodi Multirão avança e é feito por operários do assentamento Santa Catarina

Marcos Santos/Da Redação

 

Após anos inativa, a União Vale do Apodi (UNIVAP) voltou a sua funcionalidade neste ano. A entidade conta com ação de voluntários para erguer o futebol apodiense, bem como outras modalidades como futsal e handebol.


Cinco multirões já aconteceram – último deles realizado no final de semana passado – a fim de revitalizar o Estádio Antônio Lopes Filho para a cidade voltar ter representante no futebol em competições regionais. São pedreiros, serventes e outros ajudantes do Assentamento Santa Catarina envolvidos no projeto, e o sentimento é de colaborar, plantar a semente para colher os frutos em breve.

“Tem semana que estamos aqui com 10, 15 e até 18 homens para fazer esse serviço voluntário. É um prazer, porque (o projeto) vai servir para o futuro de nossos filhos. Ajudando e contribuindo, um dia nós seremos retribuídos”, disse o voluntário Sidney Oliveira, em entrevista à repórter Malu de Oliveira, da Telecab de Apodi.


“Estamos desde o primeiro (multirão) e vamos até o final. Abraçamos essa causa e só vamos sair quando terminar”, completou Sidney.
O engajamento das pessoas independente de classes permite um “gás” para a Univap avançar no projeto esportivo. “Tem sido uma alegria muito grande ter o envolvimento da sociedade. Temos aqui pessoas de diversos segmentos apoiando esse projeto, o que nos motiva a seguir”, comentou José Maria, diretor da Univap.


Assim que concluir a reforma, um jogo-festa será realizado para marcar oficialmente a reinauguração do estádio.

Em paralelo ao trabalho voluntário, já foram criadas equipes nas categorias Sub-15 e 17 e em breve serão formadas as categorias Sub-19 e 23. A ideia é preparar e montar um elenco para jogar o Campeonato Estadual de Profissionais da 2ª divisão e também o Campeonato Estadual Sub-19, em 2022.


SUSTENTAÇÃO E PARCERIAS


A Univap estava desativada há seis anos e voltou neste ano após formalizar uma nova diretoria. A entidade se sustenta de verba advinda de emendas parlamentares e de alguns patrocínios de empresas privadas. Há pouco, aderiu ao programa “Nota 10”, do Governo do Estado, a fim de obter recursos. 


No trabalho de revitalização do estádio, além da ação voluntária, a Univap recebe materiais de construção doados por comerciantes locais.

“O objetivo central é a formação do atleta. O projeto não trata só do futebol, mas outras modalidades como futsal e handebol. Estamos legalizados nas três federações e vamos participar do campeonato estadual de futsal e handebol ainda este ano. E no próximo ano, o objetivo é disputar o Estadual da 2ª divisão e o Estadual sub-19”, informou o diretor de esportes da Univap, Francisco Gama.

Uma parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está sendo firmada para capacitar, estruturar e viabiliza o projeto em sua plenitude.


“Temos uma parceria com universidade estadual, através do curso de educação física, do campus de Pau dos Ferros, que vai dar toda uma capacitação para as pessoas que vão trabalhar com a formação das equipes. Também temos uma equipe multidisciplinar formada por fisioterapeutas, pedagogos, nutricionistas, assistente social, preparadores físicos e psicólogos, para que possamos formar bem não somente o atleta, mas também o cidadão”, concluiu Gama.

Tags:

univap.voluntários
apodi

voltar