Classificado para a final da Copa do Brasil após vencer o Fortaleza por 2 a 1, no Castelão, o Atlético-MG sonha com a tríplice coroa. Para isso, precisa vencer todos os torneios que está disputando para viver a melhor temporada de sua história. Além disso, pode dar uma resposta ao rival Cruzeiro, vencedor de três taças em 2003, e atingir um mérito já obtido pelo Santos de Pelé ou pelos concorrentes Palmeiras e Flamengo.
Na história, o Atlético-MG já bateu na trave duas vezes na busca pela Tríplice Coroa. Em 2013, ano da inédita conquista da Libertadores, o Galo também conquistou o Campeonato Mineiro, mas não conseguiu o terceiro troféu. O mesmo aconteceu em 2014, quando ergueu a Recopa Sul-Americana e a Copa do Brasil daquele ano, mas faltou confirmar mais uma taça.
Principal rival do Atlético-MG atualmente, o Flamengo já ergueu a tríplice coroa mais de uma vez. Os rubro-negros somam o feito nas temporadas de 1981, 2019 e 2020. Nesta temporada, o Flamengo também pode atingir tal feito, já que foi campeão carioca, está na final da Libertadors e ainda sonha com o Brasileiro.
Vencer a tríplice coroa também é igualar uma rivalidade histórica com o Cruzeiro. Em Minas Gerais, apenas a Raposa já conquistou tal feito, ao vencer o Mineiro, a Copa do Brasil e Brasileiro em 2003. Isso, inclusive, virou um símbolo do clube e uma provocação ao Galo.
Na Copa do Brasil, o Galo é finalista e enfrenta o Athletico na decisão. Os paranaenses eliminaram o Flamengo do outro lado da chave. No Brasileiro, é líder da competição a qual não vence desde 1971.
Tríplices coroas do futebol brasileiro:
Bahia (1959): Baiano, Torneio Norte-Nordeste e Taça Brasil
Santos (1962): Paulistão, Taça Brasil, Libertadores e Mundial
Santos (1963): Taça Brasil, Rio-São Paulo, Libertadores e Mundial
Santos (1968): Paulista, Recopa dos Campeões, Supercopa e Robertão
Flamengo (1981): Carioca, Libertadores e Mundial
São Paulo (1992): Paulista, Libertadores e Mundial
São Paulo (1993): Libertadores, Mundial e a Supercopa
Palmeiras (1993): Paulista, Torneio Rio-São Paulo e Brasileirão
Grêmio (1996): Gaúcho, Recopa Sul-Americana e Brasileirão
Paysandu (2002): Paraense, Copa Norte e Copa dos Campeões
Cruzeiro (2003): Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão
São Paulo (2005): Paulista, Libertadores e Mundial
Flamengo (2019): Carioca, Libertadores e Campeonato Brasileiro
Flamengo (2020): Carioca, Campeonato Brasileiro, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil
Palmeiras (2020): Paulista, Libertadores e Copa do Brasil
Fonte: O Globo
Tags: