Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 12h00 | 19 Nov 2021 | redação Arbitral acata proposta do Potiguar e campeonato terá semifinal nos turnos

Crédito da foto: Arquivo Estádio Nogueirão vai sediar os jogos do Potiguar de Mossoró

Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO

O Campeonato Estadual de 2022 terá uma novidade na fórmula de disputa. Nos dois turnos, haverá disputa da semifinal, devendo aumentar a competitividade entre as equipes. Isso ficou definido em reunião do Arbitral de Clubes realizada na tarde desta quinta-feira, 18, na sede da Federação estadual de futebol, em Natal.

O campeonato irá largar no dia 9 de janeiro, um domingo.

A proposta para acrescentar a fase semifinal na competição foi lançada na penúltima reunião do Arbitral pelo Potiguar de Mossoró. Os demais filiados se agradaram da ideia e a Federação acatou.

“É um atrativo. Vai servir de motivação para as equipes”, comentou o diretor de futebol do América, Carlos Moura.

“É interessante. Devemos chegar nas últimas rodadas com briga tanto na parte de cima quanto de baixo da tabela, permitindo uma dinâmica, um brilho ao campeonato”, crê o técnico do Globo FC, Hugo Chacon, que representou o time de Ceará-Mirim no encontro.

O presidente do Potiguar, Djalma Júnior, saiu satisfeito da reunião, pois a proposta defendida por ele acabou ganhando unanimidade.

“Entendo que essa mudança trará maior poder de competição entre as equipes, atração e também ânimo ao torcedor. Se essa fórmula estivesse valendo na última edição, teríamos na última rodada seis equipes brigando por classificação”, comentou.

Assim, a competição será disputada em três fases dentro dos dois turnos: a fase classificatória onde todos jogam entre si, a semifinal e a final. No primeiro turno, os jogos são de ida e, no segundo, as partidas são de volta.

A semifinal será conhecida no tradicional cruzamento olímpico, a se saber: 1º x 4º e 2º x 3º, em jogo único. O primeiro e segundo colocados terão vantagem de decidir em casa e ainda com a vantagem do empate.

Tanto na semifinal quanto na decisão, a renda dos jogos será distribuída com 60% para o time vencedor e 40% para o perdedor.  Em caso de empate, será dividida ao meio.

 

Tags:

Potiguar
FNF
Conselho Arbitral
Campeonato Potiguar

voltar