Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 14h30 | 24 Nov 2021 | redação Palmeiras chega à final da Libertadores após "temporada dupla"

Crédito da foto: Marcos Ribolli / globoesporte.com Abel Ferreira tem apenas duas dúvidas em seu elenco

Por globoesporte.com

A final da Libertadores chegou. Depois de enfrentar o Atlético-MG nesta terça-feira, o Palmeiras encara o Flamengo na decisão continental no próximo sábado. Será o último grande ato de uma "dupla temporada" do Verdão, como mostram os dados levantados pelo ge sobre a maratona do clube e de seus jogadores desde o retorno do futebol durante a pandemia.

O clássico contra o Corinthians, em 22 de julho de 2020, marcou a volta do Palmeiras aos campos após a paralisação. De lá até a partida contra o Galo, foram 133 partidas disputadas em 489 dias – média de um jogo a cada 3,6 dias.

Com o surto da Covid-19, a temporada de 2020 do futebol brasileiro só terminou em 2021. O próprio Palmeiras conquistou o bicampeonato da Libertadores no dia 30 de janeiro deste ano. E – praticamente – esse mesmo elenco chega a mais uma final da competição depois de muito desgaste.

Calendário apertado

Ponderação constante de treinadores e jogadores do futebol brasileiro ao longo deste ano, o calendário também foi pauta de Abel Ferreira em entrevistas coletivas. No mês passado, como em outras ocasiões, o treinador palmeirense citou o risco de lesão que a sequência de jogos traz.

O cuidado com o estado físico do elenco, inclusive, fez Abel Ferreira poupar titulares no clássico contra o São Paulo, na última semana. A ausência de jogadores como Raphael Veiga pode se explicar pela quantidade de jogos do meia, o jogador do Palmeiras que mais vezes atuou pelo clube na temporada.

Ao longo do ano, Abel Ferreira e sua comissão fizeram a manutenção do elenco, preservando titulares em algumas partidas, para escapar das lesões. Para o médico ortopedista Dr. David Gusmão, com uma sequência de jogos pesada como a do futebol brasileiro, essa prevenção é extremamente necessária.

– O grande segredo, talvez, seja achar o equilíbrio para a recuperação, a ponto de que o atleta não sofra uma nova lesão e continue mantendo um desempenho. Esse equilíbrio é muito individual, porque cada um tem uma capacidade de recuperação diferente uma da outra – explica.

Abel Ferreira teve sua última semana livre para trabalhar o time no começo de novembro. Mesmo com a eliminação da Copa do Brasil tendo aliviado o calendário, semanas cheias foram raras.

– O descanso para o aumento do desempenho é tão importante quanto o treino. O equilíbrio dessa capacidade regenerativa se dá com fatores agressores, que seriam o treino intenso, o jogo e a competitividade. Quando a frequência e a intensidade desses fatores ultrapassam a capacidade regenerativa, começa o aumento do número de lesões – completa o médico.

Para a final, Abel Ferreira tem apenas duas dúvidas em seu elenco. Felipe Melo trata dores no joelho direito, e Breno Lopes no tornozelo direito. Esses são os únicos jogadores com problemas físicos no Verdão a quatro dias da final da Libertadores.

Tags:

Palmeiras
Libertadores
temporada
Flamengo

voltar