Por Marcos Santos / Repórter do JORNAL DE FATO
O Brasil visita nesta quinta-feira, 27, em Quito, o Equador, que tem um desafio bem complicado: acabar com a invencibilidade derrotando o líder das eliminatórias sul-americanas para ficar a um passo da copa do Mundo do Catar 2022.
A quatro rodadas do fim das eliminatórias, a seleção tricolor é a terceira colocada com 23 pontos, atrás dos já classificados Brasil (líder com 35) e Argentina (29) e com seis pontos de vantagem sobre a quarta, a Colômbia.
As eliminatórias garantem quatro vagas para a Copa do Mundo e a quinta dá a possibilidade de um playoff contra uma seleção da Ásia.
"Gostaria de me classificar em grande estilo, gostaria de vencer o Brasil nos 2.850 metros de altitude em Quito”, disse o técnico Gustavo Alfaro, animado com o empate em 1 a 1 que conseguiu contra a seleção verde-amarela na Copa América-2021. No jogo de ida das atuais eliminatórias, o Brasil venceu por 2 a 0.
Apesar da ausência de Neymar (por lesão) e dos meias Lucas Paquetá e Fabinho (ambos suspensos), a seleção brasileira chega a Quito relaxada depois de conquistar sua vaga para a Copa do Mundo desde o ano passado. Mas o técnico Tite não perde de vista o dever de terminar em primeiro na tabela.
A partida será disputada no estádio Rodrigo Paz a partir das 16h locais (18h de Brasília) desta quinta-feira, com arbitragem dos colombianos Wilmar Roldán (central), Alexander Guzmán e Jhon León.
BRASIL VAI IMPOR SEU ESTILO
O pentacampeão mundial goleou o Equador por 3 a 0, em Quito, nas eliminatórias para a Copa da Rússia-2018, também comandada por Tite.
No entanto, para o experiente meia Casemiro, o que passou não conta. Na quinta-feira "vai ser um jogo muito bonito e muito disputado porque vai ser o primeiro contra o terceiro", disse o jogador do Real Madrid.
Já o técnico do Equador professa sua filosofia triunfalista. "Nunca entro para empatar um jogo", por mais que "tivesse grandes times, com hierarquia, a minha frente", disse Alfaro.
Na décima sexta rodada, no dia 1º de fevereiro, o Equador visitará o Peru e o Brasil receberá o Paraguai.
FICHA TÉCNICA
Local – La Casa Blanca
Hora – 18h
Juiz – Wilmar Roldán
Equador
Domínguez, Preciado, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Plata, Alan Franco, Gruezo, Moisés Caicedo e Ayrton Preciado; Enner Valencia. Téc.: Gustavo Alfaro.
Brasil
Alisson (Ederson), Emerson Royal, Éder Militão, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Coutinho; Raphinha, Matheus Cunha e Vini Júnior . Téc.: Tite.
Tags: