Edinaldo Moreno/Da Redação
O Rio Grande do Norte deverá atingir neste sábado (9) o total de 500 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia do novo coronavírus em março de 2020. O boletim epidemiológico publicado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) mostrou que faltam apenas 14 casos para que o estado chegue a marca de meio milhão de infectados no período.
De acordo com o último levantamento da pasta estadual, o RN contabiliza 499.986 contaminados pelo SARS-CoV-2, vírus causador da doença. Nas últimas 24 horas anteriores a atualização dos números, a Sesap notificou e confirmou 377 novos casos de Covid-19 no território potiguar.
O primeiro caso de Covid-19 no Rio Grande do Norte foi confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 12 de março de 2020. A primeira pessoa infectada pelo vírus em solo potiguar foi de uma mulher de 24 anos. À época, a Sesap informou que a paciente tinha histórico de viagem à Europa (França, Itália e Áustria).
O órgão estadual de saúde destacou ainda que a paciente foi contaminada na Europa e não no território norte-riograndense. Naquele momento o RN ainda não tinha transmissão local, ou seja, quando ocorre de pessoa a pessoa. A paciente começou a manifestar os sintomas da doença ao retornar ao Estado, quando procurou assistência médica.
O boletim epidemiológico desta sexta também informou que o RN tinha até a atualização dos dados 505 casos suspeitos de Covid, além de 938.322 casos descartados. O número de casos em acompanhamento era de 4.199 e os casos recuperados somavam 487.634 até a última atualização.
ÓBITOS
Pelo sétimo dia consecutivo o Rio Grande do Norte não registrou nenhuma morte em decorrência da Covid-19. O último foi notificado pela Secretaria Estadual de Saúde no dia 1º de abril. A vítima residia no município de Parelhas.
Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, o RN contabiliza 8.153 mortes pela doença desde o início da pandemia. O primeiro óbito em decorrência da Covid-19 no território potiguar foi confirmado no final do mês de março de 2020.
O Rio Grande do Norte acumula 1.490 mortes em investigação e outras 1.205 já descartadas para o novo coronavírus.
Tags: