Após a divulgação e homologação do processo seletivo na sexta-feira, o IBGE iniciará as contratações dos aprovados, que serão treinados para o serviço. São 3.366 vagas temporárias ofertadas para os cargos de recenseador e agente censitário supervisor
Por g1
O IBGE e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgaramr nesta sexta-feira (20) o resultado final da seleção do Censo Demográfico 2022.
Ao todo, são 3.366 vagas temporárias ofertadas para os cargos de recenseador e agente censitário supervisor e municipal. Os trabalhos são espalhados por todos os municípios do estado. (Clique AQUI para o resultado de recenseador e AQUI para o de agentes).
Do total de vagas, 2.931 são para recenseador, profissional que vai de casa em casa fazer entrevistas com moradores.
Para coordenar o trabalho dos recenseadores, são 284 vagas de agente censitário supervisor, além de 151 vagas para agente censitário municipal, responsável pelo Censo Demográfico nos municípios.
As funções de agente censitário supervisor e agente censitário municipal tiveram inscrição única em cada município ou grupo de municípios. Dessa forma, o candidato melhor colocado no concurso poderá optar pela vaga de agente censitário municipal. Os demais ficarão com as vagas de supervisor conforme a posição de cada um e o quantitativo de vagas oferecidas.
Ao todo, são 206.891 vagas no país.
Após a divulgação e homologação do processo seletivo na sexta-feira, o IBGE iniciará as contratações dos aprovados, que serão treinados para o serviço.
“O agente censitário municipal e o agente censitário supervisor são figuras fundamentais na cadeia de execução do Censo, porque vão lidar com nosso maior bem: os recenseadores, que são nossos representantes em todos os municípios do RN e do Brasil. Então, o trabalho [dos agentes] é garantir que a coleta seja feita com qualidade, transmitir o conhecimento para o recenseador e permitir que nós demos conta do trabalho da melhor forma possível.”, disse Rogério Campelo, coordenador Operacional do Censo 2022 no Rio Grande do Norte.
Treinamento
Os agentes censitários municipais e supervisores deverão iniciar um treinamento online após o resultado. O treinamento presencial ocorrerá entre os dias 6 e 15 de junho em vários municípios. Nesta etapa, todos os agentes censitários estarão na condição de contratados para o Censo 2022.
Os aprovados para recenseador também vão iniciar o treinamento online logo depois da divulgação do resultado final. A fase presencial será entre 18 e 22 julho. Neste caso, o treinamento é eliminatório e classificatório. Para ser aprovado, o candidato deve atingir pelo menos metade dos pontos no teste final e ter 80% da presença no treinamento.
Haverá uma ajuda de custo para candidatos que obtiverem pelo menos 80% de presença no treinamento presencial.
Números
3.479 vagas no total
Contratados
8 analistas censitários
32 coordenadores censitários de subárea
36 agentes censitários operacionais
A contratar
37 agentes censitários de administração e informática
151 agentes censitários municipais
284 agentes censitários supervisores
2.931 recenseadores
Tags: