A Defesa Civil Nacional alerta para o risco de chuvas intensas no litoral da região Nordeste do País ao longo desta quarta-feira (25) e dos próximos dias da semana. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe e Alagoas serão os mais afetados.
Diante da previsão de grande acumulado de chuvas, o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad) já entrou em contato com as defesas civis estaduais e municipais e segue monitorando o cenário e o registro de possíveis ocorrências.
"Na última madrugada, foram verificados acumulados de chuvas em torno de 200 milímetros em alguns municípios, o que gerou impactos e pequenas ocorrências”, observou o coordenador-geral de Gerenciamento de Desastres do Cenad, Tiago Molina Schnorr.
Em Pernambuco, foram registradas ocorrências de deslizamentos de terra em sete municípios. Até o momento, duas pessoas morreram e uma está desaparecida em Olinda. Outras duas pessoas ficaram levemente feridas na cidade de Camaragibe.
Schnorr reforçou que o acumulado médio de chuvas nas áreas afetadas pode chegar a 50 milímetros até o fim desta quinta-feira (26). “O cenário é preocupante devido ao acumulado já registrado. Essas chuvas podem gerar desastres hidrológicos, como alagamentos, enxurradas e inundações, ou geológicos, como deslizamentos em áreas de risco”, completou.
A orientação para os moradores das regiões afetadas é buscar informações nas defesas civis locais. Além disso, é importante ficar atento aos alertas enviados por meio de SMS, TV por assinatura e pelas redes sociais da Defesa Civil Nacional (@defesa civilbr) e do Inmet (twitter: @inmet_ | Instagram: @inmet.oficial). Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada no telefone 199 e os bombeiros, no 193.
A Defesa Civil Nacional também solicita que a população cadastre os telefones celulares, por meio do envio de mensagens de texto para o número 40199, com o CEP da região onde mora, para passar a receber alertas por SMS.
Tags: