Com o tema "Vamos aonde bate um pequeno coração", o projeto RN+Coração deu início, na manhã desta sexta-feira (10), à caravana do projeto que vai atender as crianças potiguares com cardiopatia congênita. A primeira etapa do RN+ Coração Na Estrada, criado a partir da parceria entre Governo do Estado, Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e Associação dos Amigos do Coração da Criança (AMICO), foi realizada na sede da associação, em Natal, recebendo as famílias para realização de exames e consultas.
O programa busca promover o diagnóstico precoce das cardiopatias infantis por todo o estado através de caravanas em seis cidades fazendo triagem com toda equipe de psicólogos, assistentes sociais, cardiologistas, enfermeiros para a realização de exames como o ecocardiograma em crianças até seis anos de idade.
"O projeto é fruto da parceria do Governo com a Amico e é fundamental para fortalecer a capacitação na área da cardiologia e avançar na atenção às crianças oportunizando a cirurgia cardíaca feita no Estado para que não tenha o seu desenvolvimento comprometido. Para que o tratamento seja o mais ágil possível, salvando vidas. Pretendemos instituir a linha de cuidado em atenção às doenças congênitas do coração para melhorar o diagnóstico precoce", disse o secretário de Saúde Cipriano Maia.
A ação envolve dezenas de profissionais que neste final de semana seguirão para Macaíba e São José de Mipibu. Na próxima semana a caravana segue para Currais Novos, Pau dos Ferros e Mossoró. Os mutirões contam com o apoio do INCOR Natal, Hospital Rio Grande e Círculo do Coração de Pernambuco.
“A expectativa da caravana é buscar e tratar aquelas crianças que sequer receberam os diagnósticos, tirar dúvidas sobre a cardiopatia congênita, além de diminuir a demanda reprimida daquelas que já têm um diagnóstico, mas, pela distância da capital, pela falta de conhecimento dos familiares e mesmo pela questão da regulação, não conseguem manter o tratamento necessário”, pontuou o cardiopediatra Raimundo Amorim, coordenador da iniciativa.
CARDIOPATIA CONGÊNITA
No Brasil, para cada mil nascidos vivos de oito a dez bebês nascem com algum tipo de cardiopatia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, são registrados anualmente cerca de 30 mil novos casos de cardiopatia no país. Cerca de 20% terão cura espontânea e os demais provavelmente necessitarão de uma ou mais cirurgias cardíacas em algum momento da vida. A média nacional de crianças que conseguem um diagnóstico e tratamento se aproxima de 30%.
Aqui no RN, cerca de 500 crianças nascem com más formações cardíacas. No entanto, devido ao trabalho desenvolvido pela Amico, a taxa das crianças que são tratadas se aproxima de 50%. “Com o RN+ Coração, vamos avançar. Mais pais, irmãos, avós terão a chance de lutar pelos seus pequenos. O programa trará mais vida para todo estado”, explicou o presidente da Amico, o anestesiologista Madson Vidal.
“Com todo esse trabalho digitalizado, em um futuro a médio prazo produziremos um banco de dados de exames realizados e do apoio diagnóstico, e dessa forma teremos um diagnóstico situacional para avaliar as necessidades de nossas maternidades e mesmo dos municípios e respectivas regiões”, finalizou a subcoordenadora de Gestão da Educação na Saúde da Sesap, Larissa Monteiro.
CRONOGRAMA| RN+ CORAÇÃO
11/06/2022 – Macaíba
Local: Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD)
Av. Santos Dumont, 1560 – Zona Rural
12/06/2022 - São José do Mipibu
Local: Centro Especializado em Reabilitação de São José de Mipibu
Av. Pedro Ferreira, S/N – Bairro: Bela Vista
18/06/2022 - Currais Novos
Local: Escola Estadual Tristão de Barros
R. Bernadete Xavier, 115 – Bairro: Centro
20/06/2022 - Pau dos Ferros
Local: UBS Dr. José Edmilson de Holanda
Rua Véscio Torquato Oliveira, 55 no bairro Princesinha do Oeste, Pau dos Ferros, RN.
21/06/2022 - Mossoró
Local: UBS Duclécio Antônio de Medeiros
R. Poeta João Liberalino – Bairro: Presidente Costa e Silva
Tags: