Sábado, 18 de janeiro de 2025

Postado às 16h00 | 13 Jun 2022 | redação RN tem a maior redução de produção de leite industrializado do Nordeste, diz IBGE

RN foi o estado que apresentou maior redução (9,7%) na produção de leite quando comparado ao último trimestre de 2021, Maranhão (-4,9%) e Piauí (-2,9%) vêm em seguida. O RN produziu, nos meses de janeiro a março deste ano, 16,7 milhões de litros

Crédito da foto: Ilustrativa Leite industrializado no RN

No Nordeste, o Rio Grande do Norte foi o estado que apresentou maior redução (9,7%) na produção de leite quando comparado ao último trimestre de 2021, Maranhão (-4,9%) e Piauí (-2,9%) vêm em seguida.

O RN produziu, nos meses de janeiro a março deste ano, 16,7 milhões de litros de leite industrializado. Em comparação aos dois trimestres anteriores, houve uma diminuição no volume de leite. Foram 17,7 milhões de litros no terceiro trimestre de 2021 e 18,5 milhões de litros no trimestre seguinte.

Entre todas as unidades da federação, o Rio Grande do Norte teve a quinta menor produção de leite industrializado do Brasil no período.

Abate de bovinos apresenta alta pelo quarto trimestre seguido no RN

 

O Rio Grande do Norte registrou o abate de 18.252 bovinos (bois, vacas, novilhos, novilhas, vitelos e vitelas) no primeiro trimestre de 2022. Esse foi o quarto trimestre seguido em que a quantidade de bovinos abatidos aumenta no estado.

Além disso, o abate bovino norte-rio-grandense apresenta a maior sequência de aumentos consecutivos no país. Entre os primeiros trimestres de 2021 e 2022, o estado acumula um crescimento de 28% no abate bovino. Por outro lado, o RN tem a terceira menor quantidade de bovinos abatidos do Brasil.

 

Número de ovos produzidos e galinhas caem no Rio Grande do Norte

No primeiro trimestre de 2022, o Rio Grande do Norte produziu 9,4 milhões de dúzias de ovos de galinha, o que representa uma diminuição de 5,6% em relação ao trimestre anterior. Os únicos estados que apresentaram crescimento foram Piauí, Goiás e Minas Gerais.

Mesmo assim, o estado potiguar registrou a segunda maior quantidade produzida para um primeiro trimestre de toda a série histórica. A marca só é superada pelo primeiro trimestre de 2021, quando o estado registrou 500 mil dúzias a mais.

O somatório do número de galinhas poedeiras nesse período ficou em cerca de 1,474 milhão, uma redução de 5% em comparação ao último trimestre.

 

Número de suínos abatidos diminui no estado

O número de suínos abatidos no Rio Grande do Norte nos meses de janeiro, fevereiro e março foi de 4.134. Esse foi o melhor resultado para o trimestre inicial de todos os anos desde o início da série histórica em 1997. Apesar disso, em comparação com o trimestre anterior, houve uma redução de 10%.

No Nordeste, foi observada uma tendência de diminuição, com destaque para o Ceará que registrou a maior queda (12%). O único estado da região que apresentou aumento foi o Maranhão (11%).

Tags:

RN
leite industrializado
bovino
ovos
abaste
IBGE

voltar