Edinaldo Moreno/Da Redação
Monitoramento do Regula RN, portal que acompanha em tempo real a situação dos leitos para tratamento da Covid-19 no Rio Grande do Norte, mostrava que a taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva em todo o território potiguar se aproximava da casa dos 70% nesta sexta-feira (1º).
De acordo com a ferramenta, dos 64 leitos críticos instalados no momento para o tratamento da doença em solo norte-riograndense, 44 estavam ocupados com pacientes acometidos pelo novo coronavírus. O número representava 68,75%.
Havia até o fechamento desta edição 10 leitos de UTI não ocupados. O percentual neste caso era de pouco mais de 15% dos leitos críticos vagos. Apenas dois leitos deste perfil eram ocupados por pessoas, classificadas como não Covid-19.
Pelo monitoramento do Regula RN, oito leitos críticos estavam bloqueados. O número equivalia a pouco mais de 12% dos leitos instalados.
Dos leitos vagos por região, a Metropolitana contava com 07 deles e a Região Oeste com 3 dos 10 não ocupados. A Central Metropolitana de Regulação (CMR) tinha 07 pacientes em lista de espera para leito crítico, enquanto que a Central de Regulação do Oeste (CRO) estava com três pacientes na mesma situação.
A CMR é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 1ª São José de Mipibu, 3ª João Câmara, 4ª Caicó, 5ª Santa Cruz e 7ª Metropolitana. Já a CRO é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 2ª Mossoró, 6ª Pau dos Ferros e 8ª Açu.
LEITOS CLÍNICOS
Já dos 67 leitos clínicos disponibilizados no momento no RN, 34 deles estavam ocupados por pacientes com a doença. Esse número representava 50,75% do total de leitos.
O percentual de leitos de enfermaria vagos era de 26,87%. Dos 67 leitos instalados, 18 estavam disponíveis. Segundo o Regula RN, 14 leitos deste perfil estavam ocupados e apenas um ocupado por não Covid-19.
TAXA DE OCUPAÇÃO GERAL
A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva geral e nas três regiões medidas pelo Regula RN chegaram ou estão próximas de atingir o percentual de 80%. A taxa geral em todo o estado é de 78,6%.
De acordo com o portal, a Região Seridó alcançou o índice de 80%, polarizada por Caicó. Bem próxima está a Região Metropolitana de Natal. Na RMN o percentual está em 79,5%. A Região Oeste tem ocupação de 75%.
Conforme o Regula RN, três hospitais públicos estavam com 100% de ocupação dos leitos críticos.
Um deles era o Hospital Rafael Fernandes (HRF), em Mossoró. A unidade estava com todos os 9 leitos ocupados por pessoas acometidas pela doença. O Hospital Giselda Trigueiro (HGT) tinha todos os 27 leitos críticos ocupados. Por fim, no Hospital Regional Telecina Freitas Fontes (HRTFF) os cinco leitos estavam ocupados.
Tags: