Sexta-Feira, 17 de janeiro de 2025

Postado às 14h45 | 28 Set 2022 | Redação Programa de Combate à Tuberculose do RN e Lacen ganham prêmios nacionais

Crédito da foto:

O Programa Estadual de Controle à Tuberculose e o Laboratório Central de Saúde Pública Almino Fernandes (Lacen-RN) receberam um prêmio nacional pelos resultados alcançados no combate à doença. Ficando acima da média de todo o país, o PECT atingiu 77% de cura de casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial entre janeiro e junho de 2021. Os dados são do Ministério da Saúde que, por meio da coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas, premiou os trabalhos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

"O resultado faz parte do esforço da vigilância em saúde da Sesap, junto a todos os municípios do Rio Grande do Norte, que segue o caminho da testagem, tratamento até chegar na cura e controle da doença", disse a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Kelly Lima. 

A Sesap implantou no Rio Grande do Norte um ritmo de busca e diagnóstico da tuberculose, estimulando a investigação, o que gerou, em 2020, a notificação de 1.447 casos e no ano passado 1.206 casos novos. 

"O RN tem a sétima incidência do Brasil. Porque achamos e tratamos para que essa linha caia cada vez mais. Nossa investigação da doença chega a 35,6% de incidência e apenas quatro estados do país mantiveram o ritmo da busca ativa e diagnóstico mesmo com a pandemia", complementa a coordenadora.

Tags:

tuberculose
Lacen
combate

voltar