Quarta-Feira, 24 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 13 Out 2022 | redação Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo é oficial criado no RN

Crédito da foto: Divulgação autoridades na solenidade de criação do Parque Tecnológico Augusto Severo

O Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX) teve a criação oficial de sua associação e aprovação do estatuto. Já foi feita a escolha do presidente da Assembleia Geral, aprovação do estatuto, primeira composição do Conselho de Administração, eleição do Conselho Fiscal, aprovação do Regimento Interno e escolha do Diretor-Presidente.

O representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Olavo Bueno, foi eleito como Diretor-Presidente do PAX. “Meu compromisso é levar à frente esse trabalho de diálogo e integração entre todos esses setores, para que o Rio Grande do Norte possa se destacar mais ainda e o PAX possa ser considerado muito em breve um dos principais parques tecnológicos não apenas do Nordeste, mas do país”, afirma Bueno.

A professora Ângela Paiva, assessora especial da Universidade Federal (UFRN) para o PAX, foi eleita por unanimidade para ocupar a presidência do Conselho. “Todos os desafios estão dados, porque estamos apenas começando, apesar do trabalho ter iniciado há bastante tempo. A unidade de propósitos e crenças em um projeto transformador para o estado, pautado no desenvolvimento científico, tecnológico e inovação, é o que nos faz estar aqui hoje criando uma associação para fazer a gestão do Parque Tecnológico Augusto Severo.”, disse.

Criado com o objetivo de fomentar o sistema de tecnologia e inovação no Rio Grande do Norte, o PAX será estruturado inicialmente em três áreas de vocação econômica e tecnológica próprias do estado: energia (renováveis, petróleo e gás); saúde e Indústria 4.0.

A iniciativa conta com recursos estaduais investidos no Parque totalizam R$ 12,3 milhões e estão sendo viabilizados pelo Projeto Governo Cidadão e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), junto ao empréstimo estatal com o Banco Mundial. As obras estão sendo fiscalizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (SIN) e deverão estar prontas até o fim deste ano.

  • titular da SIN, Gustavo Coêlho, coordenador do Projeto Governo Cidadão, destaca que “o Governo do Estado teve que superar muitos entraves para apoiar este Parque que contribuirá para levar o Rio Grande do Norte a um outro patamar em termos de ciência, tecnologia e inovação”.

 

O PAX

O terreno onde está o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo foi cedido pela UFRN ao Governo do Estado para as adequações estruturais necessárias ao projeto em setembro de 2021. A área que compreende o PAX tem 50 hectares, conta com 15 mil metros quadrados de área construída e 70 salas na Fazenda Jundiaí, na zona rural do município de Macaíba.

O prédio vai abrigar centros de pesquisa e capacitação, auditórios, laboratórios multiuso, incubadoras tecnológicas e observatórios. O prédio sede do PAX ficará vizinho ao Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), uma das duas unidades do ISD em Macaíba. O objetivo é criar um ambiente favorável para trocas, negócios e articulação de projetos nas áreas de saúde e inovação, que são áreas de abrangência do Instituto, onde está sediado o primeiro programa de pós-graduação em Neuroengenharia do Brasil.

"O PAX é produto de um trabalho colaborativo e capaz de promover importantes sinergias, que nasce com um grande propósito, que é a vontade verdadeira de desenvolver nosso estado, nossa região e a ciência de nosso país. É um ecossistema de desenvolvimento social mediado por essa tríplice hélice: instituições de ciência e tecnologia, governos e indústrias”, destacou o Diretor-Geral do ISD, Reginaldo Freitas Júnior, que integra o Conselho de Administração do PAX.

Ao todo, 15 instituições compõem o Conselho de Administração da Associação do PAX: Governo do Estado; Prefeituras dos municípios de Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Natal; Instituto Santos Dumont (ISD); Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern); Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN); Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN); Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (SEBRAE/RN) e a Fecomércio R

Tags:

Parque tecnológico
RN
Macaíba
Augusto Severo
Governo do Estado
UFRN

voltar