Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 20 Out 2022 | redação RN terá primeiro desfile de pessoas trans em Natal e Pau dos Ferros

Crédito da foto: Divulgação Para os desfiles, foram selecionadas pessoas trans que se inscreveram no processo seletivo,

Com o objetivo de mostrar a diversidade de corpos e valorizar as pessoas trans do estado, a Associação Potiguar de Travestis e Transexuais na Ação pela Coerência no RN (Attransparência/RN) promove três desfiles de moda de 28 de outubro a 18 de novembro.

Os eventos fazem parte do projeto "Mãos que TRANSbordam moda", executado por aprovação de edital nacional e em parceria com o grupo Elas, Sebrae, Instituto Lojas Renner, ONU Mulheres, Prefeituras de Natal e Pau dos Ferros, Governo do Estado e Rede Trans Brasil.

Para os desfiles, foram selecionadas 12 pessoas trans que se inscreveram no processo seletivo, levando em conta critérios como responsabilidade, comprometimento e total entrega à modelagem.

"Serão apresentadas as mais diversas nuances dos corpos trans na passarela, algo ainda pouco visto nas ruas, espaços públicos e locais em geral pela população", descreve Rebecka de França, coordenadora da Attransparência/RN.

No próximo dia 28, o primeiro desfile acontecerá na sede do Sebrae/RN, a partir das 21h. No dia 4 de novembro, será a vez do Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, a partir das 18h, e a programação será encerrada na Casa da Cultura de Pau dos Ferros, no dia 18, também às 18h.

"A proposta do evento é mostrar que todos os corpos são importantes, mesmo não sendo associados aos padrões de beleza e 'normalidade'", explica Rebecka. "Os corpos trans são dignos de respeito". Além disso, o projeto valoriza a produção e comercialização de roupas e peças produzidas por e para a população LGBTQIA+.

A coordenadora destaca, ainda, o legado que o projeto deixará para a sociedade. "Se antes eram tratados como errados e como se devessem ficar contidos e escondidos, os corpos trans agora poderão ser vistos com olhos de respeito".

Tags:

RN
Natal
Pau dos Ferros
pessoas trans

voltar