No último sábado (22) foi realizado mais um Dia D de vacinação contra a poliomielite e atualização da caderneta em todo o Rio Grande do Norte. O percentual de crianças menores de cinco anos vacinadas está em 63%, quando a meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95%.
A baixa procura pela vacinação acende o alerta para o risco de reintrodução de um vírus já erradicado no país. Por isso, nesta segunda-feira (24), Dia Mundial de Combate a Poliomielite, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforça a importância como única forma de prevenção da doença.
"A Sesap reforça o convite de todos os responsáveis das crianças para a vacinação. Temos uma semana para garantir o alcance da meta, que é 95%. Ainda precisamos avançar. Temos apenas 48 municípios que bateram a meta. Esse é um chamado para a manutenção da erradiação da Poliomielite que é uma doença tão grave e não pode voltar para nosso território", disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.
Os três municípios que estão no topo do ranking da vacinação contra a Poliomielite são: 1# Severiano Melo com 165.41%, Água Nova - 134.57% e José da Penha - 127.21%. Os três com mais baixa vacinação são: Pedro Velho - 51.55%, São Gonçalo do Amarante - 49.65% e Natal - 37.62%, em último lugar dos 167 municípios.
No sábado (22) foram aplicadas 5.185 doses de vacinas, sendo 1.469 contra a polio, 1.646 contra a influenza, 2.049 contra a covid e 21 doses contra o sarampo. Os dados são do portal RN+Vacina, até o meio-dia desta segunda-feira (24).
A campanha contra a poliomielite segue até 31 de outubro e podem se vacinar as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade.
Tags: