Quarta-Feira, 27 de novembro de 2024

Postado às 15h45 | 23 Nov 2022 | redação Crianças até 2 anos de idade, sem comorbidades, já podem se vacinar contra a Covid-19

Crédito da foto: Wilson Moreno / PMM Vacinação em Mossoró

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) deliberou com a Câmara Técnica de Vacinação e resolveu ampliar a vacinação contra a Covid-19 para as crianças de seis meses a 2 anos de idade, sem comorbidades. Na tarde desta quarta-feira (23), o Rio Grande do Norte vai receber 23 mil doses da Pfizer pediátrica, destinada para essa faixa etária.

Ontem (22) o estado recebeu do Ministério da Saúde 16.140 doses da Coronavac. Com isso será possível retomar a vacinação contra a Covid-19 das crianças entre 3 e 4 anos, que havia sido interrompida pela falta de doses. De acordo com RN+Vacina, apenas 6% das crianças com essa idade estão totalmente vacinadas e 15% foram vacinadas com a primeira dose.

"Seguimos também com as doses de reforço principalmente para o público adulto jovem, que está com a vacinação em atraso. A ideia é vacinar nos ambientes de trabalho, numa pactuação dos munícipios com as empresas, para que se consiga diminuir as barreiras de acesso, completando o esquema vacinal com a terceira e quarta dose", explicou a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

Reforço para idosos

Na semana passada a Sesap emitiu uma nota informativa aos municípios do RN recomendando o início imediato da terceira dose de reforço (quinta dose) contra a Covid-19 para as pessoas acima de 80 anos de idade.

A medida leva em consideração, principalmente, a circulação mundial da variante Ômicron BQ1 e identificação da variante BE.9 no Amazonas, a baixa adesão da D4 em idosos, além das recomendações do Comitê Científico, divulgadas no último dia 14 de novembro. O estado já estava vacinando com a 5ª dose as pessoas imunossuprimidas. Agora, podem procurar o reforço os idosos acima de 80 anos com um intervalo mínimo de 4 meses após a quarta dose. As vacinas a serem utilizadas no reforço são as da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca.

Tags:

Rio Grande do Norte
Covid-19
vacina
criança
saúde

voltar