A Neoenergia Cosern modernizou a rede elétrica que atende a Central de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa), no bairro de Lagoa Nova, em Natal. A obra, realizada somente aos domingos para evitar transtornos ao funcionamento do local, beneficiou 187 comerciantes, reforçou a segurança dos cerca de cinco mil frequentadores diários do local e dotou a Central de um modelo de fornecimento de energia do tipo blindado, um dos mais modernos do Brasil.
Nesta quarta-feira (23), os gerentes da Neoenergia Cosern, Gilmar Mikeias de Operações; e Thelmo Varela, de Gestão da Receita, acompanhando do técnico responsável pela obra, Alexandre Pereira, foram à Ceasa explicar os detalhes técnicos da execução do projeto ao Diretor-Presidente, Flávio Morais, que estava acompanhado do Diretor Técnico, Roberto Monteiro, do Diretor Administrativo, Eduardo Gomes, do Diretor Financeiro, Aqueus Macedo, de colaboradores da Central e de representantes dos comerciantes.
O técnico da Neoenergia Cosern, Alexandre Pereira, responsável pela obra, detalhou: “Deslocamos toda a rede elétrica que passava por cima das lojas para uma área mais apropriada e segura, substituímos 80 postes antigos por novos, instalamos 15 transformadores ecológicos e fizemos a troca de cerca de 20 mil metros de ramais monofásicos e trifásicos no local”, explicou o técnico.
O Diretor Presidente da Ceasa, Flávio Morais, agradeceu e parabenizou o trabalho da distribuidora e falou do orgulho de ver a Ceasa servir de exemplo para outras centrais de distribuição do país no tocante à segurança do fornecimento de energia. “Este é um projeto pioneiro que fizemos questão de apoiar desde o primeiro momento, pois trouxe mais segurança para os comerciantes e para os nossos frequentadores diários”, ressaltou o Diretor Presidente.
Outras obras importantes no estado
Entre janeiro e setembro, a Neoenergia Cosern construiu 723 novos quilômetros de redes de média e baixa tensão em todo o estado. No total, a distribuidora possui uma rede de 59.822 quilômetros. Numa comparação, seria possível dar quase uma volta e meia na circunferência do planeta Terra com essa extensão de fios e cabos que levam energia elétrica a todos os potiguares.
A distribuidora também triplicou o número de equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica em todo o estado entre 2016 e 2022. A instalação desse tipo de aparelho saltou de 480, há seis anos, para 1.880, atualmente. Desse total, 773 já operam com uma tecnologia batizada de “Self Healing” (autorrecomposição, em inglês) que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia, assim que são identificados os defeitos, sem necessidade de interferência humana.
A aposta da Neoenergia Cosern em redes inteligentes, aliada a outras estratégias, tem feito com que os potiguares tenham energia elétrica disponível, em média, durante 99,92% de todas as 8.760 horas de um ano. Em março, a Neoenergia Cosern foi reconhecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como a distribuidora com mais de 400 mil clientes com melhor desempenho de fornecimento de energia do Brasil.
Fonte: Neoenergia Cosern
Tags: