O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (06) o Quarto Balanço da Coleta do Censo Demográfico 2022, que traz detalhes sobre o andamento da maior operação estatística do país em todas as Unidades da Federação. E o Rio Grande do Norte continua como um dos destaques no que se refere à cobertura da coleta, estando entre os três estados mais adiantados tanto em termos de setores censitários trabalhados quanto em termos de população recenseada.
Os setores censitários são recortes do território criados pelo IBGE para facilitar a coleta de pesquisas. Até a ultima segunda-feira (05), a equipe do Censo Demográfico no RN já havia trabalhado em 99,65% dos setores censitários do estado – de um total de 5.972. O estado potiguar é, assim, uma das três Unidades da Federação mais próxima a encerrar o levantamento, ficando atrás de Piauí (99,96%) e a frente de Pernambuco (99,59%).
O Instituto já recenseou 89,8% da população norte-riograndense, com Sergipe tendo contado 91,23% e o Piauí enumerado 96,24% das pessoas que residem em seu território. Em termos absolutos, o IBGE já recenseou 3.197.915 potiguares, sendo 1.547.789 homens e 1.650.126 mulheres.
Alguns dados parciais sobre população indígena e quilombola também foram divulgados. Em território potiguar, o Censo já identificou 11.383 indígenas e 21.124 quilombolas. Importante lembrar que a identificação e caracterização dos povos e comunidades tradicionais é umas das novidades do levantamento censitário deste ano.
Já são mais de 1,1 milhão de domicílios recenseados pela equipe do IBGE local, sendo que cerca de 955 mil responderam ao questionário básico e 151 mil ao questionário ampliado. Enquanto no primeiro, um residente do domicílio reponde a 26 quesitos, no segundo as perguntas podem chegar ao total de 77. A grande maioria dos questionários foi respondido de maneira presencial, ao passo que 2.523 potiguares optaram por responder pela internet e 4.275 através do telefone. Para responder por telefone ou internet é necessário que o recenseador do IBGE forneça as orientações e uma senha (e-ticket), que é específica para o domicílio que optar por uma dessas modalidades de resposta.
Apesar destas facilidades para responder ao Censo Demográfico, ainda são observadas recusas por parte de alguns moradores ao recenseador do IBGE. No caso do RN, o percentual de recusas é o segundo menor do país (1,07%), sendo maior apenas do que a sua vizinha Paraíba (1,01%).
Questionado sobre a situação atual do Censo no RN e as perspectivas para o encerramento, o superintende do IBGE no estado, Damião Ernane de Souza, pontua: “No momento o Rio Grande do Norte encontra-se com 92,6% dos setores censitários concluídos e 89,9% da população recenseada. São 120 municípios com a coleta encerrada e 47 passando por revisão final para conclusão. A meta é concluir esse trabalho de revisão e consequentemente a 1ª etapa do Censo até o dia 16/12. Após esse período, outras ações poderão ser realizadas para coletar dados daqueles domicílios em que não foi possível obter a resposta nessa primeira fase.” [dados de 06 de dezembro de 2022 às 16h].
Mesmo com o encerramento do Censo Demográfico no RN em vias de acontecer, o IBGE ainda está em campo com a Pesquisa Pós-Enumeração (PPE). Trata-se de uma investigação que visita alguns domicílios de setores censitários já recenseados e que tem como objetivo avaliar a qualidade do que foi coletado no Censo Demográfico e identificar melhorias que podem ser adotadas nas operações censitárias futuras. Portanto, o IBGE pede o apoio da população para receber os pesquisadores da PPE, que também possuem as mesmas credenciais de identificação do recenseador (colete, boné, crachá e dispositivo móvel de coleta) e que podem ter suas identidades confirmadas no portal respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800 721 81 81.
Tags: