Nove cidades do Alto Oeste e duas comunidades rurais estão com abastecimento suspenso, após atos de vandalismo, ocorridos na Estação de Bombeamento do sistema Adutor Alto Oeste, durante à noite de terça-feira (28). Ainda não é possível dar prazo para restabelecer o sistema, pois os danos estão sendo avaliados. Assim que tiver definido o retorno do envio de água, a Caern emitirá novo comunicado.
Estão com suspensão de abastecimento Antônio Martins, Frutuoso Gomes, Itaú, João Dias, Lucrécia, Martins, Olho D’água dos Borges, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, e as comunidades Malhada Vermelha e Santo Antônio, do município de Severiano Melo.
A Caern fará boletim de ocorrência e reforçará o pedido de investigação criminal para chegar aos responsáveis pelo prejuízo que prejudicou a população do Alto Oeste.
Cidades do Seridó
A Caern vai concluir, na próxima semana, as melhorias operacionais nos sistemas do Seridó. A troca de disjuntores, que oferecem mais segurança ao sistema elétrico da adutora Manoel Torres e Serra de Santana, serão finalizados.
Na terça-feira (4 de abril), das 8h às 16h, haverá interrupção do abastecimento para as cidades de Bodó, Florânia, Lagoa Nova, São Vicente e Tenente Laurentino Cruz, para troca de disjuntor nas Estações de Bombeamento 2 e 4, do sistema adutor Serra de Santana. Ao religar o abastecimento são necessárias 48 horas, para normalização do envio de água, para as cinco cidades.
Caicó e São Fernando terão abastecimento suspenso na quarta-feira (5 de abril), das 8h às 16h, para troca de disjuntor nas Estações de Bombeamento 2, do sistema adutor Manoel Torres. Após religar o abastecimento são necessárias 72 horas para normalização do abastecimento para as cidades atendidas pela adutora Serra de Santana.
É recomendado a população das cidades afetadas pela parada, a utilização da água de forma responsável e armazenamento seguro.
DISJUNTORES
A Caern está fazendo a substituição de disjuntores de média tensão, instalados em subestações em diversas unidades operacionais do Estado. No Seridó, o serviço será concluído, mas vai continuar em outras regiões. Os novos disjuntores possuem tecnologia que garante proteção contra curtos-circuitos e proporciona maior segurança para manobra manual, diminuindo a necessidade de paradas não programadas de abastecimento.
Fonte: Caern
.
Tags: