Terça-Feira, 26 de novembro de 2024

Postado às 13h45 | 11 Abr 2023 | Redação Trabalho conjunto da Sesap e Ministério da Defesa garante translado da criança de cinco meses para SP

Crédito da foto: Carmem Felix Sesap articula transferência aérea de paciente para São Paulo

Na manhã desta terça-feira (11), a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) articulou a transferência de um bebê de cinco meses para São Paulo. O paciente foi levado da Maternidade Januário Cicco para São Paulo por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de um trabalho em coordenação entre o Governo do Estado e o Ministério da Defesa. O paciente foi levado para a avaliação de um possível transplante. 

O trâmite de transferência foi realizado a partir de um contato direto entre a governadora Fátima Bezerra e o ministro da Defesa José Mucio. "Não tenho palavras para agradecer ao ministro por tamanha celeridade e atenção. É uma vida, isso representa muito", disse a governadora. 

De acordo com dados da Coordenação de Regulação e Avaliação em Saúde da Sesap, o processo de transferência pelos procedimentos burocráticos demoraria em média mais uma semana. "Houve uma força-tarefa para que o bebê pudesse ser transferido com toda assistência garantida e com celeridade. A regulação trabalha diariamente para que os pacientes tenham acesso à saúde da melhor maneira possível", disse Letícia Duarte, coordenadora de regulação. 

O bebê foi transportado às 10h30 pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até o aeroporto na aeronave da FAB, que decolou às 11h30 da Base Aérea de Natal. A escolta foi feita por batedores do Esquadrão Águia do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual da Polícia Militar.

Tags:

trabalho
Sesap
Ministério da Defesa
criança

voltar