Quarta-Feira, 01 de maio de 2024

Postado às 09h15 | 23 Mai 2023 | redação Projeto pretende retomar cultura de vacinação no Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Assecom RN Secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho, no lançamento do movimento Vacina + Potiguar

Por Edinaldo Moreno / Repórter do JORNAL DE FATO

O Governo do Rio Grande do Norte lançou nesta segunda-feira (22) o projeto “Movimento Vacina + Potiguar”. O projeto tem como objetivo retomar a cultura de vacinação no território potiguar em ações conjuntas com diferentes órgãos públicos, sociedade civil e empresas por meio de parcerias, oficinas, debates e garantia de acesso à vacinação.

O evento aconteceu na Escola de Governo e contou com a presença da governadora Fátima Bezerra, o secretário executivo do Ministério da Saúde Swedeberger Barbosa, a secretária de saúde Lyane Ramalho, a coordenadora de vigilância em saúde Diana Rêgo, além de convidados representantes das esferas sociais e políticas.

“Vivemos um período de negacionismo com relação à vacina, incentivado por autoridades. E por isso perdemos muitas pessoas queridas. E lembro que aqui nesse mesmo lugar foi aplicada a primeira vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Agora temos que valorizar um Brasil que tem vacina para todos. Cabe a nós abraçar a causa e levar essa campanha para todos os lugares da nossa terra", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

A exemplo do que ocorre em todo o Brasil, desde 2017 o Rio Grande do Norte vem registrando queda nas coberturas vacinais em todas as faixas etárias. Isso eleva o risco de reintrodução de doenças já eliminadas ou controladas no país. O projeto busca recuperar esses índices em níveis que garantam a imunização em todo o território.

"Estaremos ainda fazendo o trabalho de Dia D de vacinação, mas precisamos efetivar em uma ação contínua. Vamos lançar também estratégias para reforçar a atenção primária, qualificando o acesso da população aos serviços de saúde", pontuou a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.

O programa funcionará por etapas, inicialmente abrindo adesão para os parceiros, seguindo-se de planejamento conjunto das ações. "Queremos fazer uma avaliação de cada ação no fim do ano, em conjunto com instituição de ensino parceiras, e dar seguimento ao longo de 2024 também", explicou Diana Rego, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

O Ministério da Saúde esteve presente na solenidade de lançamento do projeto, realizada na Escola de Governo, para apoiar a iniciativa do Governo do Estado e da Sesap. "Vivemos uma guerra de narrativas. Até meados de 2016, tínhamos coberturas acima de 90%. E estão nesse momento até abaixo de 65%. Mas agora temos outra relação federativa, de parceria com os governos estaduais e prefeituras. E com um movimento nacional de vacinação que tem tudo a ver como Vacina + Potiguar", destacou Swedenberger Barbosa, secretário Executivo e ministro em exercício do Ministério da Saúde.

CASES DE SUCESSO

Durante reunião conjunta das Câmaras Técnicas de Comunicação em Saúde e de Epidemiologia, realizada em Brasília, a Secretaria Estadual de Saúde apresentou os trabalhos técnicos conduzidos em parceria entre as áreas de imunização e comunicação, como os projetos Minha Empresa Nota 10, Minha Escola Nota 10 e Verão Protegido.

O evento do Conass, denominado “Mostra da Gestão Estadual do SUS: experiências exitosas para recuperação das coberturas vacinais”, é voltado para o esforço de reconstrução do Programa Nacional de Imunização (PNI), retomando as altas coberturas vacinais históricas, bem como de combater a desinformação e promover a saúde pública.

De acordo com a Sesap, o Minha Empresa Nota 10 teve mais de 10 mil doses aplicadas em 2022. Segundo a pasta estadual, ele foi pensado diante do cenário no qual a população com maior número de doses em atraso é a de adultos jovens em idade laboral. Foram ofertadas vacinas contra covid-19, hepatite B, DT, tríplice viral, febre amarela e influenza.

Já o Minha Escola Nota 10 foi um projeto destinado à atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes, contemplando vacinas de rotina e da covid-19. A ação contou com a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS-RN) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-RN), atuando a níveis municipal e estadual, aplicando mais de 20 mil doses.

Por fim, o Verão Protegido ocorreu durante o período de veraneio. Equipes levaram postos de vacinação às praias mais frequentadas pelos potiguares e turistas, bem como açudes e lagoas. A ação envolveu mais de 80 municípios.

 

Mais de 70 mil potiguares se imunizaram no Dia D de multivacinação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou no último sábado (20) mais um “Dia D” de multivacinação. A população potiguar teve a oportunidade de se imunizar contra a Influenza, Covid-19 (bivalente e monovalente) e Febre Amarela.

O levantamento da pasta aponta que 71.635 doses foram aplicadas na mobilização ocorrida em todo o território potiguar. Deste total, 49.621 pessoas tomaram a dose contra a gripe. Foram aplicadas ainda 20.117 doses contra a Covid-19. Já da vacina contra a Febre Amarela foram aplicadas 1.553 doses. Por fim, outras 1.897 doses foram das vacinas de rotina.

A iniciativa da Sesap foi feita em parceria com os municípios. Foram distribuídas mais de 200 mil doses para todas as regionais de saúde. Para Influenza foram destinadas 160 mil doses, outras 20 mil doses do imunizante bivalente da covid-19 e a mesma quantidade de vacina contra a febre amarela.

O Dia D é mais uma iniciativa de reforço das campanhas de vacinação no RN que, assim como todo o Brasil, ainda sofrem com a baixa cobertura. A ampliação é necessária neste momento, em que o sistema de saúde enfrenta uma forte pressão, especialmente, de casos de síndromes gripais. “Tivemos uma expressiva vacinação. E é fruto da União de todos em prol de um bem maior. Somente a vacinação é capaz de prevenir doenças e seus agravos", ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

A vacinação contra influenza representa uma importante ferramenta de prevenção, pois consiste em uma infecção de elevada transmissibilidade, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, sobretudo durante o outono e o inverno.

MOSSORÓ

Levantamento da Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostrou que foram aplicadas 7.184 doses de vacinas em Mossoró no último dia D. O quantitativo integra o relatório dos dados consolidados enviados pelos locais de vacinação.

O município contou com locais de vacinação as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sendo que algumas tiveram horário estendido, além de um ponto extra instalado no Partage Shopping Mossoró. Foram ofertados imunizantes contra Covid-19, febre amarela e influenza.

"Nós avaliamos de forma positiva o 'Dia D' de vacinação no nosso município. No sábado, todas as unidades básicas de saúde da zona urbana abriram as portas para receber o público. Além disso, funcionamos com um ponto extra de vacinação no Partage Shopping. Foi uma oportunidade para que a nossa população buscasse a proteção, garantindo mais saúde para toda a coletividade", pontuou Etevaldo de Lima, coordenador de Imunizações de Mossoró.

Vale ressaltar que a vacinação continua nas UBSs das zonas urbana e rural do município, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Há ainda vacinação acontecendo na Faculdade de Enfermagem da UERN, de segunda a quinta-feira, das 16h às 20h. Na Universidade Potiguar (UnP), a imunização ocorre de segunda a quinta-feira, das 7h às 11h.

 

Tags:

Rio Grande do Norte
vacinação
Governo do Estado
saúde

voltar