Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 09h15 | 30 Mai 2023 | redação Agressão à história e ao patrimônio público de Pau dos Ferros

Crédito da foto: Jornal de Fato Terminal Turístico Lindalva Torquato, em Pau dos Ferros

Isso é uma vergonha.

Essa é a primeira reação de quem visita os escombros que sobraram do Terminal Turístico de Pau dos Ferros, à margem do açude público/barragem Dr. Pedro Diógenes Fernandes. O local que foi um dos principais pontos turísticos do Alto Oeste do Rio Grande do Norte no início da década passada, hoje está totalmente destruído.

O portão de acesso é um convite para o choque de realidade na área interna do terminal. Quiosques destruídos, pisos quebrados e encobertos pelo matagal, lixo acumulando, escuridão e animais circulando. A principal área, onde funcionou o Barravento, atração gastronômica no local, a estrutura está caindo aos pedaços.

Quisques destruídos e tomados pelo mato e o abandono

O cenário torna-se ainda mais grave pela completa falta de respeito à patrona do Terminal Turístico, Lindalva Torquato Fernandes, a primeira mulher potiguar a exercer cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e a segunda mulher eleita deputada estadual do RN. Nascida em Luís Gomes, Lindalva adotou Pau dos Ferros como terra para viver e fazer história. O busto, em meio ao mato que toma conta do terminal, tem a companhia de um casco de bebida.

Busto de Lindalva Torquarto Fernandes em meio ao mato que toma conta do terminal

A portagem do Jornal de Fato foi investigar as causas que provocaram o abandono desse importante patrimônio público, exatamente no mês em que várias instituições rendem homenagens ao centenário de Lindalva Torquato.

Primeiro, o registro que o Terminal Turístico foi construído e inaugurado em 2003, na terceira gestão do ex-prefeito Nilton Figueiredo, em parceria do município com o governo federal. O local foi dotado de complexo gastronômico, praça e área de lazer à margem da barragem.

Mato toma conta do Terminal Turístico de Pau dos Ferros

O terminal funcionou até o final da primeira década de 2000, sob a administração municipal. O local foi fechado na gestão do ex-prefeito Leonardo Rêgo (União Brasil). Na época, sob a justificativa de que o local havia deixado de ser atrativo em razão da seca que esvaziou a barragem e, por consequência, afastado a população local e visitantes.

O problema se arrastou na gestão de Fabrício Torquato (2013 a 2016), retornou para Leonardo Rêgo (2017 a 2020) e agora está nas mãos da prefeita Marianna Almeida (PSD).

A assessoria de Leonardo Rêgo disse que na campanha eleitoral de 2020, quando tentou a reeleição, ele colocou no plano de governo o projeto de transformar o terminal em uma escola de gastronomia. Como não obteve sucesso nas urnas, a proposta morreu junto.

 

Licitação

A prefeita Marianna, por meio da Assessoria de Comunicação, afirma que tem projeto para reconstruir e revitalizar a área, por meio de uma Parceria Público-Privada.

“A Prefeitura de Pau dos Ferros está fazendo o planejamento de uma licitação para concessão do espaço do Terminal Turístico Lindalva Torquato Fernandes”, afirma. Quem ganhar a concessão terá que executar uma reforma para que o espaço seja reativado. A empresa será recompensada com a exploração comercial.

“O projeto da reforma, elaborado pela equipe de engenharia da prefeitura, está em fase final. Após a conclusão a licitação será lançada.”

 

Patrona

 

A história da conselheira Lindalva Torquato Fernandes, primeira mulher a exercer o cargo de “Ministra de Contas” no Brasil, coincide com a criação do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, que ela presidiu em 1961.

 

Feito de grande relevância para a mulher potiguar. Para se ter uma ideia, somente em 1987, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu posse à primeira magistrada de Contas, ministra Élvia Lordello Castello Branco, aposentada do cargo em 1995.

Antes de “Ministra de Contas”, cargo que posteriormente foi denominado de Conselheira, Lindalva foi deputada estadual eleita pelo voto popular, para a legislatura de 1955 a 1959, tornando-se a segunda mulher a ocupar esse cargo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.

Lindalva Torquato Fernandes, natural de Luís Gomes (25/05/1923 – 28/06/1996), filha de Gaudêncio Torquato do Rego (12/2/1895 – 22/2/1981) e de Joana Batista de Souza Rego. Era casada com o ex-deputado estadual José Fernandes de Melo (falecido em 2001) e tiveram os filhos: Sonia Maria (viúva do ex-deputado João Faustino), Elias Fernandes (ex-deputado), Nia Maria, Sílvio Torquato (atual secretário-adjunto do Desenvolvimento Econômico do RN) e José Fernandes Filho.

Tags:

Pau dos Ferros
Alto Oeste
patrimînio
barragem
Lindalva Torquato Fernandes

voltar