Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 17h30 | 07 Jun 2023 | Redação Abate de bovinos e suínos apresenta queda pelo terceiro trimestre seguido no Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Wilson Moreno/PMM Do total de bovinos, 45,52% foram abates de bois, 22,45% de vacas, 23,87% de novilhos e os 8,16% res

O abate de bovinos e suínos no RN foi de 16.106 e 2.734 cabeças no primeiro trimestre de 2023, respectivamente. Esses números indicam a terceira queda consecutiva na série histórica da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais do IBGE que, para o estado potiguar, teve sua última alta no 3º trimestre de 2022 (20.853 para bovinos e 4927 para suínos).

Do total de bovinos, 45,52% foram abates de bois, 22,45% de vacas, 23,87% de novilhos e os 8,16% restantes, de novilhas.  Os dados são da Estatística da Produção Pecuária, divulgada esta semana pelo IBGE.

Produção de leite industrializado no Rio Grande do Norte registra alta no primeiro trimestre de 2023

O estado do RN produziu, entre janeiro e março de 2023, 18,9 milhões de litros de leite industrializado. Em comparação com os dois primeiros trimestres dos anos anteriores (2021 e 2022), houve uma alta no volume do produto de 2,4 milhões litros e de 2,2 milhões, respectivamente.

Na série histórica da pesquisa, esse aumento é o terceiro consecutivo desde o 3º trimestre de 2022.  A indústria de leite potiguar só produziu quantidade maior que esta no segundo trimestre de 2020 (19,1 milhões de litros).  

Número de ovos produzidos cai pelo segundo trimestre consecutivo no Rio Grande do Norte

No primeiro trimestre de 2023, o Rio Grande do Norte produziu cerca de 9,4 milhões de dúzias de ovos de galinha, todos para consumo, o que representa uma diminuição de 247 mil dúzias em relação ao trimestre anterior e de 128 mil dúzias ante o mesmo período de 2022. 

 No Nordeste, o Rio Grande do Norte se enquadra na quinta posição de estado que mais produz ovos. O destaque vai para o estado do Ceará que é o maior produtor de ovos com 62,6 milhões de dúzias, seguido de Pernambuco (57,6 milhões) e Bahia (20,1 milhões).

Sobre as pesquisas

A Pesquisa Trimestral de Abate de Animais investiga informações sobre a quantidade de animais abatidos e o peso total das carcaças, por espécie pesquisada, tendo como unidade de coleta abatedouros sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal. A periodicidade da pesquisa é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês.

Quanto às categorias de abate bovino (gado doméstico, dividido em categorias conforme sexo e idade) temos que: Boi - bovino macho adulto, com 2 anos de idade ou mais, onde inclui o macho não castrado (touro); Vaca - bovino fêmea adulta, com 2 anos de idade ou mais, independente de já ter parido ou não; Novilho - bovino macho jovem, com menos de 2 anos de idade, que inclui vitelo, bezerro e novilho (precoce ou não); e Novilha - bovino fêmea jovem, com menos de 2 anos de idade, a qual inclui vitela, bezerra e novilha (precoce ou não).

A Pesquisa Trimestral do Leite investiga informações sobre as quantidades de leite fluido cru, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que se dedica à industrialização de leite de vaca e está sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal.

A Pesquisa de Ovos de Galinha do IBGE fornece indicadores da variação da produção física de ovos de galinha, tendo como unidade de coleta o estabelecimento agropecuário com capacidade de alojamento de 10 000 ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.

Tags:

abate
bovinos
suínos

voltar