Erika Monique, 30 anos, é a primeira servidora pública a tomar posse e entrar em efetivo exercício dentre os 577 nomeados do concurso da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte (Fundase/RN).
A posse coletiva será realizada em solenidade no dia 11 de julho, a próxima quinta-feira, mas o primeiro ato de investidura no cargo efetivo foi assinado nesta quinta-feira (6), tendo em vista uma excepcionalidade. Erika completou 39 semanas de gestação e a qualquer momento pode dar à luz. Caso não tomasse posse antes, poderia perder o cargo.
Ela contou que passou mal durante as provas do concurso público e descobriu a gravidez cinco dias depois.
Erika mora em São Gonçalo do Amarante e assume o cargo de técnica de nível médio com lotação na sede da Fundase, em Natal. É fonoaudióloga, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Participou de processo seletivo temporário para agente socioeducativo e foi chamada, mas não assumiu a função porque se mudou em 2016 para o Ceará. Desde então soube que um dia faria parte da equipe da Fundase.
De volta ao Rio Grande do Norte, realizou o desejo. “Pensei ‘não foi dessa vez, mas ainda virá’. Naquela época a legislação já me atraiu muito. As pessoas têm uma visão preconceituosa do que é a socioeducação, mas o intuito é reeducar, inserir aquele jovem na sociedade. A situação deles tem jeito com investimento em educação e reabilitação social.”, disse.
Tags: