Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Postado às 12h15 | 18 Jul 2023 | Redação Rio Grande do Norte registra redução de casos de dengue no 1º semestre de 2023

Crédito da foto: Arquivo Número de casos foi menor em relação ao mesmo período de 2022, mas Sesap alerta que a população deve

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE), publicou o Boletim Epidemiológico com dados sobre a ocorrência das arboviroses no Rio Grande do Norte. O documento traz dados da dengue, chikungunya e zyka do início do ano até 1º de julho de 2023.

A responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Sílvia Dinara, explica que as arboviroses são doenças endêmicas, com maior ocorrência no período entre novembro e maio, mas que apresentam casos ao longo de todo o ano. Porém, este ano o estado apresentou uma diminuição considerável de casos notificados em relação ao ano passado, que foi considerado um ano epidêmico. “Embora haja surtos em alguns municípios, não é um ano comparável a 2022, quando foi observado um aumento das notificações em quase todos os municípios do estado”, afirma.

Em 2023, foram 1.304 casos de dengue confirmados, número bem abaixo dos mais de 8 mil casos confirmados em 2022. No RN foi identificada a circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue, sendo o 2 considerado o vírus mais agressivo em relação aos outros, ocasionando uma evolução mais rápida para as formas mais grave da dengue. “Por isso reforçamos a necessidade de cuidados diários para a prevenção, além da importância da notificação por parte dos profissionais de saúde e ressaltarmos a importância da observação quanto aos sintomas como febre e dor de cabeça a se se procurarem os serviços de saúde”, alerta Sílvia Dinara.

Até 1º de julho de 2023, o estado teve 2.658 casos notificados e 365 confirmados para Chikungunya, além de 952 casos notificados e 102 confirmados para zyka.

Tags:

Rio Grande do Norte
redução
casos
dengue
chikungunya
zika

voltar