Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 13h45 | 02 Ago 2023 | redação Rede elétrica do Alto Oeste ganha novos equipamentos telecomandados

Crédito da foto: Neoenergia Cosern Instalação de equipamentos telecomandados na rede elétrica

A Neoenergia Cosern instalou equipamentos telecomandados na rede elétrica de nove municípios do Alto Oeste (Apodi, João Dias, Marcelino Vieira, Messias Targino, Patu, Portalegre, Riacho de Santana, São Miguel e Serrinha dos Pintos). Em todo o Rio Grande do Norte, a utilização desse tipo de aparelho saltou de 480, há sete anos, para cerca de 2.000 atualmente. Desse total, 745 já operam com uma tecnologia batizada de ‘Self Healing’ (autorrecomposição, em inglês) que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia, assim que são identificados os defeitos, sem necessidade de interferência humana.

De acordo com Osvaldo Tavares, superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern, o crescimento da instalação dos equipamentos telecomandados e o emprego cada vez maior da tecnologia de Self Healing faz parte da estratégia da distribuidora de adequação da rede elétrica do estado ao conceito de “smart grids” (redes inteligentes), tendência mundial na distribuição de energia elétrica.

“Com esse trabalho, nós reforçamos de maneira expressiva o nosso compromisso com a qualidade do fornecimento de energia para os potiguares em todas as regiões do estado. De maneira geral, o tempo de restabelecimento do fornecimento de energia fica bem reduzido nas ocorrências onde há atuação de equipamentos telecomandados. Quando o cliente percebe a falta de energia e volta rapidamente, normalmente é porque essa tecnologia atuou”, afirma Osvaldo Tavares.

A aposta da Neoenergia Cosern em redes inteligentes, aliada a outras estratégias, tem feito com que os potiguares tenham energia elétrica disponível, em média, durante 99,92% de todas as 8.760 horas de um ano. Isso coloca a distribuidora potiguar como a de melhor qualidade de fornecimento do Brasil, segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Fonte: Neoenergia Cosern

Tags:

Alto Oeste
rede elétrica
Neoenergia
Cosern

voltar