Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 15h30 | 14 Ago 2023 | redação Entendimento deve consolidar projeto híbrido de energias renováveis em Areia Branca

Crédito da foto: Carmem Felix - Assecom/RN Governadora Fátima Bezerra assinou documento nesta segunda-feira, 14

O Governo do Rio Grande do Norte assinou nesta segunda-feira, 14, com a empresa Maturati Participações S.A. MoU (Memorando de Entendimento) que regula as condições para ações de cooperação e intercâmbio técnico, institucional, econômico e ambiental.

O memorando é voltado para o desenvolvimento do projeto híbrido Morro Pintado, localizado no município de Areia Branca que inclui geração de energia eólica onshore e geração solar, além de planta de hidrogênio, amônia e ureia verde associada ao Porto Indústria Verde do RN.

"Assinamos este entendimento como forma de estimular a implantação de projetos de geração de energias renováveis no RN. É preciso ressaltar que o nosso Estado, o Brasil e o mundo vivem momento de renovação da matriz energética em um processo irreversível. Já somos o maior produtor de energias renováveis do país e temos ainda muito potencial. Importante destacar que conseguimos incluir no novo Plano de Aceleração do Crescimento - PAC-3, do Governo Federal o projeto do Porto-Indústria Verde que irá viabilizar a produção e exportação de hidrogênio verde", afirmou a governadora Fátima Bezerra.

Presidente da Maturati Participações S.A., Fernando Vilela disse que a intenção é ampliar investimentos no Rio Grande do Noerte e que o Estado atua de forma ágil para viabilizar empreendimentos. Ele acrescentou que "as missões das autoridades estaduais à Europa foram muito importantes e resultaram em realizações como esta que efetivamos hoje".

O PROJETO

O projeto híbrido tem mais de 1GW de capacidade instalada - composto por 231 MW de energia eólica e 812,5 MW de energia solar. Será implementado pela Maturati Participações associada à Euro Solar do Brasil, com potencial de geração de 3GWh por ano. O Investimento total será de 900 milhões de dólares e a previsão de início de operação é até janeiro de 2026.

O projeto irá garantir suprimento seguro e viável de energia renovável para planta de hidrogênio verde no Porto-Indústria Verde de Caiçara do Norte. Estima-se a geração de 52 mil toneladas de hidrogênio verde e derivados como amônia e ureia verde por ano.

No ato de assinatura do MoU a governadora esteve acompanhada do vice-governador Walter Alves, dos secretários de Estado Jaime Calado (Sedec), Virgínia Ferreira (Segep), Gustavo Coelho (Sin), Paulo Varela (Semarh), adjunto do GAC, Ivanilson Maia e o diretor-presidente do Idema, Leon Aguiar.

Também participaram Alexandre Sousa, diretor da Eurosolar do Brasil, Jeferson Goes Filho, diretor da Winvest, Ana Carolina Palma, gerente ambiental da Morro Pintado Energias Renováveis, o desembargador do TJRN, João Rebouças e o secretário de obras do município de Areia Branca, José Alfredo Rebouças.

Tags:

Areia Branca
RN
eólica
energia
economia

voltar