Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 18h15 | 21 Set 2023 | redação Programa de cirurgias vasculares do RN alcança 1500 procedimentos em 10 meses

A ação foi iniciada em novembro de 2022, o que representa uma média de 150 cirurgias realizadas por mês, atendendo pacientes de todas as regiões do Rio Grande do Norte. Iniciativa representa uma mudança na realidade da fila de cirurgias vasculares

Crédito da foto: Sesap-RN Investimento de R$ 6,3 milhões e criação do Regula Vascular proporcionaram ação inédita

O programa de cirurgias vasculares da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ultrapassou os 1500 procedimentos realizados. A ação foi iniciada em novembro de 2022, o que representa uma média de 150 cirurgias realizadas por mês, atendendo pacientes de todas as regiões do Rio Grande do Norte. A iniciativa representa uma mudança na realidade da fila de cirurgias vasculares, que reduziu em 80% desde o início do programa, envolvendo sete hospitais da rede estadual e outros três contratados para prestação do serviço.

As cirurgias foram realizadas em seis unidades hospitalares, sendo três deles da rede própria da Sesap e outros três hospitais contratados, divididos entre Natal e Mossoró. O principal deles é o Hospital Central Coronel Pedro Germano, o Hospital da PM na capital, com mais de 570 procedimentos realizados.

“A criação desse programa de cirurgias vasculares, em conjunto com a instalação do Regula Vascular, é um feito inédito na história da saúde pública do Rio Grande do Norte e está entre poucos semelhantes no país. Podemos reduzir a fila em 80% e dar um serviço de qualidade para a população”, afirma a secretária de Estado da Saúde Pública, Lyane Ramalho.

A evolução se mostra pelos dados. Quando o programa foi iniciado, 425 pessoas aguardavam um procedimento vascular no RN. Na tarde desta quinta-feira (21), a lista contava com 83 pessoas, das quais 39 já prontas para realizar cirurgias nos próximos dias e outras 23 na fase de preparo pré-cirúrgico nos hospitais.

A realização das 1500 cirurgias só foi possível através de uma iniciativa da Sesap em estruturar uma linha de cuidados para os procedimentos vasculares. A secretaria articulou um acordo, em conjunto com o Ministério Público e a Justiça Federal, para contratação de hospitais privados, o que entre dezembro do ano passado e junho deste ano representou um investimento de R$ 6,3 milhões, e a estruturação de uma rede própria, formada pelos hospitais da PM, Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina) e Geral João Machado.

Além dos investimentos em cirurgias e nos hospitais, a Sesap fez a estruturação inédita no fluxo de atendimentos para os pacientes. O protocolo de acesso aos cuidados vasculares passou a regular desde a primeira entrada do paciente, passando pelos pedidos de acesso a leitos, seja clínico ou cirúrgico, até a preparação, realização de exames e procedimentos e o processo pós-operatório.

Com relação ao preparo para cirurgias, a Sesap escalou uma outra rede de hospitais, formada pelos hospitais Geral João Machado - referência para o serviço -, da PM, Santa Catarina e Rafael Fernandes (Mossoró) e os regionais Hélio Morais Marinho (Apodi), Nelson Inácio dos Santos (Assu) e Dr. Cleodon Carlos de Andrade (Pau dos Ferros).

REGULA VASCULAR

Soma-se a todo esse investimento inovador uma ferramenta imprescindível para colocar todo o processo em funcionamento: Regula Vascular. A plataforma, lançada em conjunto com o início do programa de cirurgias, foi desenvolvida pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais-UFRN). Através dela organizou-se de forma transparente o esforço da Sesap, em parceria com os hospitais privados, para diminuir a fila de espera e agilizar os procedimentos.

“O Regula Vascular dá acesso às informações e dimensiona a atenção em toda a rede, de maneira transparente. O Rio Grande do Norte é um dos primeiros estados do Brasil a regular essa fila, com planejamento e melhorando o atendimento à população”, destaca o diretor do Lais-UFRN, Ricardo Valentim.

O Regula Vascular é parte do sistema de regulação do estado, ao lado de outras ferramentas como o Regula Leitos, o Regula Cirurgias, e do extenso ecossistema digital da Sesap, que inclui outros meios como o Prontuário Eletrônico do Paciente, todos desenvolvidos em parceria entre a Sesap e o Lais-UFRN.

Cirurgias por hospital

Polícia Militar - 576
Santa Catarina - 369
Rio Grande - 259
São Luiz - 166
Wilson Rosado - 148
João Machado - 7

Fonte: Assecom/RN

 

Tags:

Sesap
Saúde
RN
cirurgia
SUS

voltar