Mais de 107 mil natalenses divididos em seis bairros da capital potiguar serão beneficiados com um acordo firmado nesta terça-feira (26) entre a Neoenergia Cosern e Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). O projeto, previsto para iniciar em janeiro de 2024, irá contemplar a eficientização do sistema motriz (bomba, motor e inversor de frequência) da Estação Elevatória Lagoa Nova I da Caern que abastece os bairros de Lagoa Seca, Alecrim, Quintas, Bairro Nordeste, Dix-Sept Rosado e Bom Pastor.
Serão substituídos dois conjuntos moto-bomba obsoletos por outros mais modernos e eficientes, incluindo a automação do sistema. Com a modernização dos equipamentos, é prevista uma economia de energia de 385,23 MWh/ano, perfazendo redução de quase 26% no consumo de energia da unidade consumidora e queda de demanda na ponta de 54,84 kW. Em termos financeiros, deverão ser economizados mais de R$ 210 mil por ano na fatura de energia da Caern.
“Essas ações beneficiam não somente a instituição, mas toda a sociedade potiguar e comprova o comprometimento da Neoenergia Cosern com a eficientização do parque elétrico do Rio Grande do Norte”, afirma Fabiana Lopes, diretora-presidente da Neoenergia Cosern.
“A realização de parcerias que visam a eficiência e, principalmente, que buscam um melhor atendimento da população são de suma importância para a Caern. A Companhia é a maior cliente da Neoenergia Cosern e já possui um histórico de décadas de trabalho colaborativo e continuaremos firmes nestes trabalhos”, conclui o Diretor-Presidente da Caern, Roberto Linhares.
Macaíba
Em 2021, a Neoenergia Cosern doou um novo conjunto moto-bomba para a Estação Elevatória da Caern em Macaíba, na região metropolitana. Foi realizado o retrofit de uma bomba d’água e de um motor de acionamento, que estavam obsoletos e com baixo rendimento, por um conjunto moto-bomba mais eficiente e redimensionado de acordo com a carga local. Além disso, foi realizada a automação do funcionamento desse sistema.
O projeto auferiu uma economia de energia de 783,31 MWh/ano, com queda média diária do consumo de energia pela unidade em torno de 33% e uma redução de demanda na ponta de 126,78 kW. Em questões financeiras, a Caern obteve um benefício econômico de R$ 441 mil por ano.
Tags: