Segunda-Feira, 25 de novembro de 2024

Postado às 09h00 | 29 Set 2023 | redação Rio Grande do Norte vai sediar a 5ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima

Crédito da foto: Caroline Macedo / Idema Auditório Geólogo José Gilson Vilaça sediará a conferência do clima

O Rio Grande do Norte, líder nacional na produção de energias renováveis, assume o protagonismo das iniciativas para estabelecer a transição energética. O estado foi escolhido para receber a 5ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima (CBMC). O evento ocorrerá de 4 a 6 de outubro, no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em Natal.

O evento promove o encontro e a conexão entre os diversos atores, por meio de um processo colaborativo de construção de conteúdo, resultando na formulação de compromissos comuns que têm por objetivo influenciar o protagonismo da agenda de clima.

Além disso, a CBMC promove diálogos e atividades propondo o progressivo aumento de ambição climática, de adaptação, mitigação e descarbonização da economia do país por meio dos compromissos assumidos internacionalmente e traduzidos na NDC brasileira.

A conferência contará com especialistas de renome nacionais a debater diversos temas, entre os principais assuntos estarão: "As perspectivas da governança climática multinível e multissetorial", "Mitigação: Construindo trajetórias de descarbonização aderentes ao contexto brasileiro"; "Eventos climáticos extremos e justiça socioambiental: o papel das ações coletivas multissetoriais"; "Eventos climáticos extremos no RN e o papel dos Governos"; "A transversalidade da emergência climática no planejamento urbano. O caso de Natal e de João Pessoa"; "Práticas empresariais responsáveis para transição energética no semiárido"; "Emergências climáticas: quais os desafios e caminhos para uma estratégia de adaptação climática e gestão e prevenção dos riscos para os municípios", entre outros.

Segundo a coordenadora de projetos em Meio Ambiente do Instituto Ethos, Marina Esteves, a CBMC tem como um dos objetivos indicar caminhos para a tomada de decisão, em seus mais diversos âmbitos. “Sabemos que os eventos climáticos impactam de maneiras diversas as populações humanas e estão sujeitas a recortes de classe, raça e gênero. Pautada pelas Diretrizes para a Ação e Ambição Climática, a 5ª CBMC busca mostrar caminhos interdisciplinares para o enfrentamento à crise climática”, destacou.

 

Sobre CBMC

Com a primeira edição realizada em 2019, na cidade do Recife, a CBMC é um encontro anual e apartidário que reúne organizações não governamentais, movimentos sociais, povos tradicionais, comunidade científica e os setores público e privado.

Um dos principais objetivos da Conferência é estimular a discussão sobre clima a ser central na tomada de decisão e, ao mesmo tempo, descentralizada em suas ações, contemplando as diferentes vozes, territórios e modos de vida.

Os questionamentos apresentados pela CBMC movem o coletivo de organizações, pensando novos caminhos para a descarbonização e comprometimento dos diferentes atores sociais.

 

Tags:

RN
conferência
clima
Brasil

voltar