Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 09h00 | 13 Out 2023 | redação Abertura de Campanha de Multivacinação no RN tem mais de 40 mil doses aplicadas

Crédito da foto: Wallacy Medeiros Planetário Barca dos Céus do Departamento de Física Teórica e Experimental

Por Diêgo Sales - CCET/UFRN

A Campanha de Multivacinação no Rio Grande do Norte iniciou com uma excelente marca. Mais de 40 mil vacinas foram aplicadas durante o Dia D, realizado no sábado (7), somando todas as cidades potiguares. O movimento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) em parceria com os municípios, é vital para evitar o retorno de doenças já erradicadas e controlar outras doenças, em especial entre as crianças e jovens até 15 anos.

O município que liderou o número de vacinas aplicadas no Dia D, em valores absolutos, foi Ceará-Mirim. Fecharam o pódio as cidades de Parnamirim e Assu, seguidas de Caicó, São Gonçalo do Amarante, Natal, Nova Cruz, Macaíba, Canguaretama e Extremoz. No total, foram 40.741 doses aplicadas nas salas de vacina e pontos especiais montados para o Dia D. “Fizemos uma grande mobilização e o resultado foi excelente. Vamos manter o trabalho, junto com os municípios, para retomar os níveis de cobertura que são os ideais, acima dos 90%”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap, Diana Rego.

A campanha inaugurada no RN vai até o próximo dia 21. Até lá, cada pessoa deve procurar um posto de vacinação de sua cidade para atualizar a carteira de imunização com as vacinas

O Planetário Barca dos Céus do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE), vinculado ao Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) da UFRN, promove no dia 14 de outubro, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, a observação do eclipse solar. O evento é gratuito e aberto ao público. A ação, que faz parte da celebração dos 50 anos do CCET, vai realizar uma observação coletiva do maior evento astronômico do ano: o eclipse solar anular.

O fenômeno astronômico é um evento raro e apenas algumas localidades do planeta conseguirão acompanhá-lo em sua plenitude. Entre elas está Natal, que terá visão privilegiada para observar o momento exato em que a Lua ficará inteiramente em frente ao Sol, cobrindo-o quase em sua totalidade, restando apenas uma borda luminosa.

Durante o evento estão programadas além da observação do eclipse, atividades pedagógicas que irão explicar aspectos da dinâmica do sistema Sol-Terra-Lua e formas de contemplação segura do Sol, bem como atividades culturais, como danças circulares dos povos, roda de capoeira e apresentação musical. A ação acontecerá na praça de eventos do Parque, em frente ao prédio da administração, das 14h às 18h30.

A observação, apesar de aberta ao público, só pode ser feita com a utilização de óculos especiais e deve-se evitar olhar diretamente para o eclipse. Para isso, recomenda-se a aquisição de vidro soldador número 14, encontrado em lojas de materiais de construção e de ferramentas. Além disso, é aconselhável levar água e utilizar protetor solar.

Barca dos Céus

O Planetário Barca dos Céus é um projeto de extensão desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino de Física e Astronomia (GPEFA), vinculado ao DFTE. O nome do projeto faz alusão à constelação da Barca, que pode ser vista no céu do Rio Grande do Norte. Esse conjunto de estrelas tem uma importância significativa para os povos tradicionais do estado – indígenas, agricultores e pescadores – que mantêm uma profunda conexão com a natureza e utilizam as estrelas como referência para marcar a passagem do tempo e se orientar durante atividades de navegação, de caça, de agricultura e outras tarefas cotidianas de rotina ou as de campanha, como a da Covid-19 e da febre amarela.

A ação é parte do Movimento Nacional pela Vacinação, que foi lançado pelo Ministério da Saúde no início deste ano. “A vacina voltou a ser prioridade no nosso país e o RN não está de fora desse movimento. Desde o início do ano estamos atuando junto aos municípios com a estratégia de microplanejamento, para melhorar a cobertura de imunização”, ressaltou Laiane Graziela, coordenadora estadual do Programa de Imunização.

Tags:

RN
vacinação
saúde
campanha

voltar