Sábado, 11 de janeiro de 2025

Postado às 10h45 | 21 Nov 2023 | REDAÇÃO Patu receberá vagões para o Museu Padre Brilhante e biblioteca

Crédito da foto: Assecom/RN Estrutura da Companhia Brasileira de Trens Urbanos no Rio Grande do Norte

Jornal de Fato

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) vai fazer doação de locomotiva, vagões, trilhos e dormentes aos municípios de Patu, no Alto Oeste potiguar, e São Fernandes, no Seridó. A doação foi confirmada nesta segunda-feira, 20, pelo diretor presidente da companhia, José Marques, em audiência com a governadora Fátima Bezerra (PT). Os pleitos foram formulados pelos municípios e pelas do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Fazenda (Sefaz).

Os materiais são considerados inservíveis pela CBTU e serão aproveitados nas unidades de fiscalização da Sefaz (trilhos). Para os municípios, o Governo do RN, por meio da Semarh, intermediou o processo de doação atendendo a pleitos das duas prefeituras.

A governadora agradeceu a atenção da CBTU - tanto da direção nacional quanto da representação no Estado - e enfatizou a importância da destinação que será dada. "Esta iniciativa vai beneficiar diretamente a população que passará a ter acesso gratuito à biblioteca pública, a mais opções de lazer e turismo, valorização da nossa cultura e história. Também vai atender ao homem do campo e ainda gerar oportunidades de renda. Em relação à gestão estadual vai permitir melhorar ainda mais o sistema de fiscalização, reforçando a estrutura das unidades".

Patu

A locomotiva e vagões serão aproveitados em Patu para instalação de biblioteca pública e compor o Museu Padre Brilhante que funciona na antiga estação ferroviária da cidade.

"Queremos recuperar a história para a população e para o turismo, nos vagões vamos instalar biblioteca e restaurante. Desde 2017 procuramos por três vezes a direção da CBTU e nosso pleito foi negado. Agora com essa nova gestão e com o apoio da governadora Fátima Bezerra, em menos de um ano estamos sendo atendidos. Só temos a agradecer a atenção da CBTU e do Governo do Estado", afirmou o prefeito de Patu, Rivelino Câmara.

Para o município de São Fernando serão doados 500 (quinhentas) unidades de barras de trilhos TR-37, medindo 12 (doze) metros cada. Os trilhos serão utilizados na confecção de passagens vazadas para impedir a entrada de animais nas estradas de acesso no entorno da Barragem de Oiticica.

 "Nosso município é o que tem maior área atingida pela barragem e os proprietários de terra estão reivindicando que a prefeitura instale as pontes vazadas que impedem a passagem de animais nos acessos às suas terras. A doação será de grande importância para nosso município", declarou o prefeito de São Fernando, Genilson Medeiros. Ele informou que serão construídas 150 passagens.

José Marques, destacou o empenho do Governo do Estado na intermediação entre o órgão federal e as prefeituras e explicou que os vagões são de dois tipos e têm medidas de 18 metros por 2,60 e 22 metros por 3. "Os vagões são espaçosos e podem abrigar também salas de vídeo-aulas e laboratórios para escolas técnicas.

Tags:

Patu
RN
museu
Padre Btilhante
biblioteca
turismo

voltar