Jornal de Fato
A barragem de Oiticica será concluída e inaugurada até junho deste ano. Se a previsão se concretizar, a obra será entregue à população da região do Seridó uma década após o seu início, que ocorreu em 2013, ainda na gestão da ex-governadora Rosalba Ciarlini (Progressistas), e como parte da lista de obras estruturantes da Copa do Mundo em Natal.
Localizada no município de Jucurutu, a barragem está inserida no Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. Terá capacidade para armazenar até 598 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas em 17 municípios da região.
A barragem está dentro do complexo Oiticica, na comunidade Barra de Santana, que inclui as agrovilas de Jucurutu (Raimundo Nonato), São Fernando e Jardim de Piranhas.
Nesta semana, uma comitiva da Presidência da República e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizou visita técnica ao complexo Oiticica e de outras obras que recebem recursos do Novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 3) no Rio Grande do Norte. A secretária adjunta da Casa Civil, Cristiane Battiston, afirmou que as obras estão em fase final e que é possível inaugurá-la ainda no primeiro semestre do ano. “Pretendo voltar em junho para a entrega da Barragem”, reforçou Battiston.
Cristiane Battiston estava acompanhada do assessor da Casa Civil, Carlos Perdigão, e do assessor de projetos da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, Érick Parente. As informações sobre a obra foram repassadas pelo secretário estadual de Recursos Hídricos, Paulo Varela; secretária do Planejamento, Virgínia Ferreira; e secretário de Gestão de Projetos e Relações Institucionais, Adriano Gadelha.
"Estamos em fase de conclusão de uma obra muito importante para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Nosso intuito agora é garantir que a obra seja concluída ainda no primeiro semestre de 2024”, afirmou Paulo Varella.
Traíras
A comitiva também esteve na barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó, e na Adutora Seridó, em Jucurutu. O Projeto Seridó é um marco para o desenvolvimento regional. Serão investidos cerca de R$ 600 milhões na construção da infraestrutura hídrica necessária vai levar água a cerca de 300 mil pessoas em 24 municípios do RN, garantindo segurança hídrica por 50 anos.
Construída na década de 1990 para suprir o abastecimento de água de Caicó, Jardim do Seridó e São José do Seridó, Passagem das Traíras tem capacidade para acumular 49,7 milhões de metros cúbicos. Responsável pelas obras de reforço da parede e recuperação do reservatório, o Dnocs previu que os serviços ainda levam seis meses para ficarem prontos.
Tags: