Jornal de Fato
O aumento de casos de dengue é registrado em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Por isso, a Secretaria de Saúde (SESAP-RN) tem orientado aos municípios desenvolverem campanhas de conscientização para fortalecer o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses, e inibir o surgimento de novos casos da doença.
Em Governador Dix-sept Rosado, município distante 36 quilômetros de Mossoró, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou uma ofensiva de combate ao mosquito, a partir de uma campanha de conscientização da população. A ideia é envolver todas as pessoas para que o trabalho de combate ao mosquito transmissor possa surtir efeito.
“Estamos conscientizando a população sobre a importância de adotar medidas simples, mas que são eficazes, para inibir a ação do Aedes aegypti em nosso município”, diz o prefeito Artur Vale, que é médico. “Evitar água parada, manter os quintais limpos e adotar outras medidas simples são importantes para que todos nós possamos evitar o aumento de casos da dengue.”
Nesta quinta-feira, sob a coordenação do secretário municipal de Saúde, médico Adail Vale, uma equipe saiu às ruas para orientar a população a adotar medidas que possam evitar a proliferação do mosquito. Houve distribuição de informativos e orientação sobre medidas que a população pode adotar.
Adail Vale pediu a colaboração de todos os moradores de Governador Dix-sept Rosado, no sentido de se engajar no trabalho de combate ao mosquito transmissor das arboviroses. “Nós podemos, com atitudes simples, medidas no cotidiano, evitar uma crise sanitária”, disse o secretário.
Vacina
A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte distribuiu 45.190 doses de vacina contra a dengue para 19 municípios. A primeira fase da campanha de imunização atende crianças de 10 a 11 anos. Governador Dix-sept Rosado recebeu 339 doses do imunizante e hoje realizará o “Dia D” da vacinação, com atendimento ao público nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF).
A escolha pelas cidades foi feita pelo Ministério da Saúde em parceria com os representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, levando em conta a população, a classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2 no município selecionado e em cidades no entorno deles, formando uma espécie de cinturão protetor.
A vacina é importante no combate à dengue, mas o principal instrumento de controle da doença segue sendo a prevenção diária e a quebra do ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti. “A população precisa cooperar com o trabalho das equipes, olhando nas suas casas, terrenos e na vizinhança qualquer possível foco, além de receber os agentes de saúde e endemias. Nosso estado tem um clima muito favorável à proliferação do mosquito, especialmente nesse período de chuvas e temperaturas altas", ressalta a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Diana Rego.
Tags: