Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 11h45 | 24 Fev 2024 | redação Governo do Estado aciona o STF contra Acórdão do TCE que afeta servidores

Crédito da foto: Reprodução Sede do Insituto da Previdência do Estado do Rio Grande do Norte

O Estado do Rio Grande do Norte protocolou nesta sexta-feira (23) Reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF), com pedido de tutela provisória, contra o Acórdão nº 733/2023 do Tribunal de Contas (TCE-RN). A medida se torna necessária para manter a regularidade da prestação de serviços públicos, garantindo a governabilidade de pelo menos 18 órgãos, os quais poderiam ter suas atividades interrompidas ou prejudicadas por falta de servidores.

Além disso, a ação visa assegurar aos 3.690 servidores não estáveis do Estado registro no IPERN, em  qualquer época, se adquirirem o direito de  aposentar até o dia 25 de abril de 2024.

O Acórdão dispõe que o servidor não estável pode manter seu vínculo com o Instituto de Previdência dos Servidores (Ipern) se já estiver aposentado ou se aposentar até 25 de abril de 2024, o que na compreensão do Governo não está adequado a Decisão do STF no ADPF n? 573.

O Governo preza pelos direitos dos servidores e considera as razões de segurança jurídica e de excepcional interesse social para garantir a manutenção dos servidores com estabilidade excepcional no Regime Próprio de Previdência Social.

Tags:

RN
acórdão
STF
TCE
servidores

voltar