Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 14h15 | 14 Mar 2024 | redação Agroindústria de Polpa de Frutas é lançado no município de Guamaré

Crédito da foto: Carmem Felix / Assecom-RN Governadora Fátima Bezerra participa do inauguração da Agroindústria de Polpa de Frutas em Guamaré 

Mais que uma atividade econômica, uma forma de valorizar a cultura e os sabores locais. É dessa forma que a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, avalia a Agroindústria de Polpa de Frutas, um projeto voltado para a Agricultura Familiar, realizado pela prefeitura de Guamaré, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural. A chefe do executivo estadual esteve presente, nesta quinta-feira (14), no lançamento do equipamento que vai beneficiar diretamente 200 famílias dos assentamentos Santa Paz, Santa Maria 3, Umarizeiro e Lagoa de Baixo, zona rural do município.

“Investir na agricultura familiar é investir no desenvolvimento sustentável do nosso estado, um setor responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Por isso, iniciativas como esta são essenciais para fortalecer a economia local, gerar emprego, renda, e garantir a segurança às famílias agricultoras”, avaliou a governadora Fátima Bezerra.Com investimento total de R$ 638 mil, o espaço inclui áreas para processamento e armazenamento de produtos em câmara fria, além de instalações para serviços, banheiros e uma copa.

“Esta nova fábrica de polpa vai beneficiar o agricultor, vai beneficiar a cidade de Guamaré, vai beneficiar nossas escolas, nossos hospitais. Enfim, é uma obra fantástica, entregue ao povo, para o povo”, afirmou o prefeito Arthur Teixeira.

A produção de polpas de frutas será conduzida pelas cooperativas locais e comercializada no mercado local. A fábrica vai adquirir a produção dos agricultores dos assentamentos e fazer o beneficiamento, contribuindo para a geração de trabalho e renda na região. As polpas produzidas inicialmente serão de caju, umbucajá, manga e acerola, com capacidade máxima de mil quilos de polpa por dia.

Fruticultura

O Rio Grande do Norte se destaca nacionalmente como um dos principais produtores e exportadores de frutas tropicais do Brasil. A fruticultura competitiva do estado é impulsionada principalmente por médios e grandes produtores. No entanto, o RN também abriga um setor agrícola familiar significativo em termos econômicos e sociais. Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar é a espinha dorsal da economia em 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes. Com mais de 10 milhões de pessoas empregadas no campo, ela sustenta muitas famílias. Aproximadamente metade dos estabelecimentos estão localizados no Nordeste. Atualmente, a agricultura familiar é responsável por mais de 70% dos alimentos consumidos no país, com o Nordeste contribuindo com mais de 50% dessa produção.

RN 401

Antes, a governadora visitou as obras de recuperação da RN 401, onde dos 8,4 km contemplados, 2 km já estão pavimentados e 6 quilômetros estão com 90% da terraplanagem executada. Essa ação faz parte do compromisso do governo em melhorar a infraestrutura viária do estado, garantindo melhores condições de tráfego e promovendo o desenvolvimento regional.

Tags:

Guamaré
polpa
frutas
economia
produção

voltar