Sábado, 27 de abril de 2024

Postado às 09h15 | 27 Mar 2024 | redação Governo prepara censo para atualização de dados dos servidores estaduais ativos

Crédito da foto: Ilustrativa Censo do servidor 2024

O Governo do Rio Grande do Norte vai realizar, ainda em 2024, o Censo dos Servidores Ativos. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do funcionalismo público estadual da ativa, de modo a garantir maior segurança às informações pessoais dos servidores, além de aprimorar a gestão de pessoal e o controle de informações previdenciárias.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Subsecretaria de Recursos Humanos (SRH), alicerçada pelas Coordenadorias de Gestão de Pessoas (Cogep), de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e da Folha de Pagamento (Copag), esta última responsável pelo sistema Ergon – que gera a folha de pagamento mediante as informações da vida funcional dos servidores. A ação também tem apoio das Secretarias da Saúde Pública (Sesap) e da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC).

"O Censo é uma ferramenta de diagnóstico de gestão de pessoas. Ele é necessário para conhecermos o perfil do nosso servidor, tanto no que diz respeito às informações pessoais, quanto funcionais. Os resultados obtidos poderão indicar parâmetros importantes sobre os servidores estaduais para o desenvolvimento de políticas, planejamento, gestão, monitoramento e avaliação de atividades”, explicou o subsecretário de Recursos Humanos do Estado, Carlos Cerveira.

Ainda segundo o gestor, a ideia é que no censo sejam coletados não só os dados gerais do servidor, os quais deverão estar em conformidade com o que é alimentado no eSocial, mas também informações adicionais que sejam relevantes para a gestão de pessoas, como níveis educacionais, questões de saúde, segurança do trabalho, qualidade de vida, etc. Dessa forma, o Estado terá subsídios para fomentar projetos e ações futuras.

O Censo dos Servidores Ativos será realizado em duas etapas. A primeira ocorrerá de modo descentralizado e totalmente on-line, ou seja, o servidor poderá acessar o sistema de forma retoma e a qualquer horário para envio das suas informações. Em um segundo momento, o servidor validará as informações apresentadas de maneira presencial, concluindo assim o cadastramento.

A coordenadora da Cogep, Ilana von Sohsten, ressalta que a Rede Estadual de Gestão de Pessoas (Regesp) será fundamental para a implementação da ação, sobretudo na primeira fase, que ocorre de maneira descentralizada. “A Rede se constitui em um importante instrumento de comunicação e de busca de uma execução sinérgica da gestão de pessoas em todo o estado. Será essencial nesse processo”.

A expectativa é iniciar o Censo dos Servidores Ativos no segundo semestre deste ano. De acordo com o subsecretário de RH, a iniciativa já está no planejamento da Sead desde 2023, quando foi feito um diagnóstico interno e constatada a necessidade de realização do censo. “Nossa projeção é iniciar o censo para todos os servidores ativos no mês de agosto. Entretanto, temos alguns projetos-pilotos já sendo iniciados agora, como é o caso da Secretaria de Educação, que vai atualizar as informações dos professores e servidores da pasta até 26 de abril. Esses dados serão incorporados na nossa plataforma”, afirmou Cerveira.

No Censo dos Servidores Ativos, os participantes deverão informar dados pessoais e funcionais, além de preencher informações a respeito de saúde e qualidade de vida. Ou seja, deverão responder questões simples que vão desde a confirmação do nome, CPF, data de nascimento e endereço, até a atualização do seu histórico funcional, indicando o cargo ocupado, data de admissão, vínculos anteriores, benefícios concedidos, data de concessão, dentre outros. O prazo para preenchimento dos dados será de um mês aproximadamente.

Tags:

Censo
servidor
RN
Administração

voltar