Domingo, 24 de novembro de 2024

Postado às 11h00 | 05 Abr 2024 | redação Desvio da BR-304, que liga Mossoró a Natal, ficará pronto em 15 dias

Crédito da foto: Assecom-RN Obras foram iniciadas na quarta-feira, 3

Por Edinaldo Moreno / Repórter do Jornal de Fato

Os serviços de construção do desvio da BR-304, altura do município de Lajes, e da cabeceira da ponte da RN-041 foram iniciadas nesta quinta-feira (4). Um trecho da rodovia federal, que liga Mossoró a Natal, foi destruído após fortes chuvas ocorridas no fim de semana passado.  A previsão é que o trabalho no trecho da BR esteja concluído em 15 dias.

Os maquinários chegaram ao município potiguar ontem (4) para iniciar a construção do desvio. Na última quarta-feira (3), a governadora Fátima Bezerra e o ministro dos Transportes, Renan Filho, reuniram-se, em Brasília, e garantiram o início dos serviços para a quinta-feira.

“Estou aqui em Brasília com o ministro Renan Filho tratando especialmente das providências relacionadas à reconstrução da ponte na BR-304, bem como da ação mais imediata, que é exatamente a construção do desvio”, explica a governadora sobre a chegada do maquinário a Lajes.

“Em 15 dias estaremos com o desvio pronto. E vou ao Rio Grande do Norte junto com a governadora para inaugurá-lo. Nos próximos 15 dias, quero me preparar aqui para já anunciar o cronograma da construção emergencial da ponte, para que possamos restabelecer a BR-304 o mais rápido possível, de uma vez por todas, para o povo potiguar”, diz o ministro Renan Filho, enfatizando a importância da interlocução com o governo federal por meio da atuação conjunta entre governadores e ministros.

RN-041

No caso da RN-041, que dá acesso a Santana do Matos e região da Serra de Santana, a Secretaria de Infraestrutura está ultimando os trâmites para contratação emergencial dos serviços de recuperação de forma a garantir o início dos serviços também nesta quinta-feira (4).

“Junto ao Departamento de Estradas e Rodagens, fizemos um levantamento e monitoramento para verificar os custos acerca do rompimento ocorrido na RN-041 em razão das fortes chuvas que vêm ocorrendo em todo o estado”, explica Gustavo Coelho, secretário estadual da Infraestrutura. “A coleta de custos foi para a contratação dos serviços emergenciais que já iniciam nesta quinta-feira”, finaliza.

RETRANCA

Enquanto os serviços da construção do desvio ocorrem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Polícia Militar orientam rotas alternativas a serem usadas pela população.

Atualmente, são duas rotas alternativas para acesso a Natal ou de quem sai da capital com destino às regiões central e oeste do RN. Uma pela BR-406 (Natal-Macau) e RN-118 (Ipanguaçu); a outra pela BR-226 (Triunfo Potiguar-Currais Novos).

O trecho entre o km 204 e 206 está totalmente interditado. Não há previsão para liberação em razão da queda da ponte sobre o Riacho Bonfim. Outras rotas foram disponibilizadas para o deslocamento de veículos.

A rota 1 diz respeito ao sentido Natal/Mossoró. É sugerido seguir por Currais Novos e Jucurutu (via Florânia), até Triunfo Potiguar, pela RN-233 até Assú, acessando a BR-304, em direção a Mossoró. Já a rota 2 é pela BR-406 até Macau, seguindo pela RN-118, acessando a BR-304 (acesso no km 118, após o ponto de interdição), em direção a Mossoró.

Já no sentido contrário (Mossoró/Natal), a rota 3 sugere que o condutor saia pela BR-304 e acessando a RN-118 (acesso a Ipanguaçu), no sentido Macau- pegar BR-406, em direção a Natal. A rota 4 vai pela BR-304 e depois acessa a RN-118 (acesso a São Rafael), via Jucurutu para BR 226.

A quinta rota sugerida no deslocamento entre as duas cidades sai pela BR-110 e pegar a BR-226 até Natal. A última (rota 6) vai por Santana do Matos, saída única via Jucurutu na BR-226. Trecho da RN-041, entre a cidade de Santana do Matos e a BR-304 está interditado desde a noite de ontem, quando a cheia de um rio danificou a cabeceira de uma ponte e abriu uma cratera da via estadual.

O governo lembra que todas as opções são vias pavimentadas.

Tags:

BR-304
rodovia
obras
Mossoró
Natal

voltar